Professores abordam notícias do Repercussão em sala de aula

Sapiranga – Na escola municipal Maria Ruth Raymundo, no bairro São Jacó, o Jornal Repercussão é usado como uma ferramenta pedagógica para os estudantes ampliarem os horizontes e entenderem os fatos do município e que ocorrem pela região. No mês de abril, durante a aula de Português da professora do sexto ano da escola, o Repercussão foi utilizado em sala de aula para os estudantes descobrirem os diferentes gêneros da notícia. “Inicialmente, entreguei o jornal e pedi para eles olharem o global e o seu conteúdo. Posteriormente, pedi para selecionarem uma notícia e após transcreverem no próprio caderno o que lembravam da notícia. Dentro disso, trabalhei com eles os gêneros textuais existentes (artigo, comentário e reportagem). Além disso, com o jornal é possível mostrar para os estudantes os fatos que ocorrem na cidade e nos municípios da região”, destaca a professora Sara Almeida de Oliveira.

Trabalho aumenta conhecimentos

Para a turma ter o conhecimento de cada assunto escolhido pelos colegas, a professora propôs que os estudantes trocassem os cadernos e as respectivas notícias escolhidas, e cada aluno conseguiu ler a notícia que o colega escolheu. “Em seguida, solicitei que os estudantes procurassem no próprio Jornal a notícia que o colega escolheu e reescreveu. Assim, puderam observar pontos importantes na notícia e a sua estrutura”, observou a professora.

Através dos jornais e notícias publicadas no Repercussão e em outras mídias, os estudantes têm a oportunidade de saber o que acontece na sua comunidade e na sua região. E é este o entendimento compartilhado pela professora de Português da Escola Maria Ruth Raymundo. “Acho bem importante, não só a questão do gênero, pois trabalhamos vários aspectos da notícia e do jornalismo em sala de aula. Mas, também, para que tenham um conhecimento do que acontece na cidade deles e nos arredores”, comenta a professora.

Na avaliação da professora, trabalhar com o Repercussão em sala de aula desperta o senso crítico nos estudantes, pois é possível descobrir se a notícia é relevante para os estudantes ou não. “Através da análise em sala de aula, eles percebem se o repórter conseguiu colocar a notícia sem dar o seu parecer sobre o tema, se foi imparcial ou não. É bem importante para eles terem um conhecimento do todo, do que está ocorrendo ao redor deles, mas também para eles verem como a notícia pode ser trabalhada nos veículos e qual o impacto que ela terá para as pessoas”, avalia Sara Almeida de Oliveira.