Professoras usam o Repercussão para ampliar o aprendizado na sala de aula

Sapiranga – Duas professoras da Escola Maria Ruth Raymundo, do bairro São Jacó, agregaram o Jornal Repercussão no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Ao todo, duas turmas (uma de quarto ano e outra do nono ano) puderam conferir o trabalho jornalístico com foco nas notícias locais e regionais, desenvolvidas pela equipe do Repercussão.

Como forma de incorporar novos meios pedagógicos e ferramentas que possam agregar valor ao conteúdo abordado em sala de aula, as professoras Denize Castro Aguiar, da turma 411, e a professora Sandra Bereta, da turma 911, estabeleceram como tarefa a leitura do Repercussão. “Cada aluno fez a leitura e escolheu uma reportagem para ser recortada e colada. Eles também foram incentivados a interpretar a notícia para os colegas. Desta forma, conseguiram exercitar a interpretação oral, a criatividade e o dinamismo”, pondera a professora Denize.

Levar o Repercussão para dentro da sala de aula possibilita uma série de benefícios ao desenvolvimento cognitivo e educacional dos estudantes. Com ele é possível mostrar temas de assuntos diversos, e até mesmo, do bairro onde os jovens estão inseridos. Além disso, abre novos horizontes, pois os estudantes acabam descobrindo diferentes realidades não só da sua cidade, mas de outras regiões.

A professora da turma 911, Sandra Bereta, avalia que o uso do Repercussão é uma ferramenta maravilhosa e ajuda a motivar os estudantes no processo de aprendizado. A ação faz parte do Projeto Repercussão na Escola, desenvolvido em parceria com a SMED de Sapiranga.

Uso do jornal em sala de aula cria um
intercâmbio entre os estudantes e professores

Outra virtude do uso do jornal em sala de aula exposta por Sandra é a interação e intercâmbio no desenvolvimento das atividades. “É importante ressaltar que este trabalho, não é somente da professora de Língua Portuguesa, mas sim, de um corpo docente, que responde as dúvidas e auxilia no seu tempo livre (caso da professora Aline) ou troca de períodos. Agradeço ainda a professora Carla, da disciplina de Ciências, que ajudou no esclarecimento das dúvidas a respeito das vacinas. Fazer o jornal da escola ou trabalhar com o jornal em sala de aula, movimenta a todos de uma maneira muito saudável e rica de aprendizagem”, conclui a professora Sandra Bereta.

Estudante é desafiado e aprende

Para a professora, Sandra Bereta, a utilização do jornal como um instrumento pedagógico transforma-o em uma ferramenta maravilhosa. “E o que é melhor, motiva os nossos alunos. Além dos gêneros textuais, o discente aprende a ampliar seu vocabulário, ele interage com os outros colegas, pensa, argumenta, posiciona-se sobre um determinado tema, pesquisa, se informa, estimulando assim o aprendizado”, exemplifica a professora.

Sandra explicou ainda que após a utilização do Repercussão em sala de aula, os estudantes foram incentivados e desafiados a criarem o próprio veículo: o Jornal MRR News. “Para iniciar o Jornal, tivemos como base de estudo o Jornal Repercussão, cada grupo iniciou a leitura, iniciaram suas pesquisas, escrita e reescrita de suas curiosidades”, pontua a professora Sandra.

EXPERIÊNCIA RICA

Para a professora, Denize Castro Aguiar, da turma 411, foi uma experiência muito rica. “Grande parte dos alunos até então não havia tido esta oportunidade de manusear um jornal com intuito de ler e se informar e de conhecer a estrutura do jornal, as páginas, matérias e colunas. A nós, professores, cabe a missão de cultivar o incentivo à leitura de todas as maneiras possíveis, sendo livros, revistas ou jornais”, avalia Denize.