Professora envolve geografia com a leitura do Repercussão

Sapiranga – Desenvolver o senso crítico e melhorar a escrita e a interpretação das notícias lidas pelos alunos foram os principais objetivos da professora de geografia, Leila Rodrigues da Silva, ao aplicar um projeto a partir da leitura do Jornal Repercussão com os alunos do sexto ano da EMEF São Carlos, no Bairro Amaral Ribeiro. No projeto, os alunos deveriam se localizar dentro do município, com referência no local do fato relatado em alguma notícia, e criar um pequeno texto com sua opinião sobre o que foi lido.
Leila diz acreditar que o jornal pode ser aproveitado de diversas maneiras e que deveria ser utilizado em todas as disciplinas. “Até a matemática pode ser trabalhada a partir da leitura de um jornal, que é uma ferramenta muito interessante para o desenvolvimento do ser humano”, explica.
A professora ainda diz que o envolvimento dos pais e familiares no projeto foi muito importante. “Formar cidadãos críticos a partir da leitura é uma boa forma de desenvolver o aprendizado. Uma pessoa não tem como cobrar mudanças se ela não for participativa. Os pais devem se envolver na educação dos filhos e saber o que eles estão aprendendo, de forma a aprender junto”, explicou a professora.
Leila ainda ressalta que as notícias que mais interessam aos alunos são aquelas relacionadas à acidentes, homicídios e futebol. “Não sei bem o porque, mas quando os alunos recebem o jornal eles vão direto para as páginas onde estão essas notícias”, disse.
Oportunidade de ler notícias locais e aprender
A aula era de geografia, mas o aprendizado dos alunos foi muito além. A dimensão dos trabalhos foi tamanha que a turma organizou um grande painel para apresentar suas opiniões. “O acesso à notícia desenvolveu críticas variadas sobre o que era lido. Em um ambiente escolar é difícil vermos atividades como essa, que consegue envolver aprendizados fora da disciplina, mas acredito que é uma das melhores formas de despertar o interesse dos estudantes pela escola”, frisa Leila.
Outra forma que a professora encontrou para favorecer o aprendizado é a organização na forma em que os alunos sentam. “Geralmente sentamos com as classes em círculos ou no chão. Assim os alunos ficam mais a vontade para fazer a leitura”, disse.
As palavras desconhecidas  nas notícias deveriam ser destacadas para serem discutidas durante a aula. “Grande parte dos alunos conhece pouco sua cidade e a leitura de notícias sobre Sapiranga e região é uma forma de levar até eles o que acontece”, explica Leila.
Desde o sentido de uma manchete até a previsão do tempo foram trabalhados no projeto desenvolvido na EMEF São Carlos. 
Trabalho envolveu a família com a leitura
De acordo com o pai de Roberta, Flávio Zorzo, o projeto desenvolvido pela professora Leila foi uma ótima iniciativa. “Enquanto Roberta fazia os trabalhos, nós trocávamos uma ideia. Através da leitura de matérias bem completas e do desenvolvimento do senso crítico na criança, é mais fácil fazer com que eles tenham melhor consciência do que é certo e errado na vida. Depois de grandes fica mais difícil”, destacou.