Professora de Nova Hartz transforma estudantes em escritores que, em pouco tempo, publicam até livros!

Nova Hartz – Um projeto pedagógico, desenvolvido com os estudantes do 3º ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Imigrante, transformou crianças de oito a dez anos em verdadeiros escritores mirins. Com uma ideia em mente e muita criatividade, utilizando plataformas disponíveis na internet para produção de livros, a professora das séries iniciais de 1º ao 5º ano, Aline Gonçalves de Oliveira, fortaleceu o seu projeto de leitura através do envolvimento dos estudantes, pais e comunidade escolar na concepção, elaboração, estruturação e publicação de livros de contos e histórias infantis.

A ideia de elaborar livros com cada um dos estudantes surgiu através de trabalhos em sala de aula e que instigam as crianças a tomar gosto pela leitura: “No primeiro trimestre trabalhei com Hora do Conto. Cada aula, eu contava uma história de forma diferente e lúdica. E, ao final do trimestre, cada aluno, após ouvir muitas das minhas histórias, produziram suas próprias histórias”, descreve a professora.

Assim, a partir da imaginação de cada uma das crianças, nasceram uma centena de histórias, uma diferente da outra, onde cada estudante foi o grande protagonista, inclusive, com chance de ilustrarem seus textos com os seus próprios desenhos, que foram transportados para cada um dos livros publicados.

Plataforma na web elevou patamar dos livros à nível de extremo profissionalismo

No transcorrer das aulas da professora com os estudantes, cada criança digitou a sua própria história no laboratório de informática da escola. Mas, a descoberta de uma plataforma web chamada Estante Mágica, que proporciona a concepção, projeção e acompanhamento de todas as etapas de produção do livro elevou o projeto para um patamar profissional. “Nossa ideia, desde o princípio, era encadernarmos os livros. Mas, quando surgiu essa plataforma, elaboramos novas estratégias para viabilizar a publicação das histórias”, pondera Aline.

Pais inseridos no processo e noite de autógrafos

Para transformar os pais em protagonistas das histórias dos próprios filhos, a professora solicitou que os pais produzissem uma pequena bibliografia de seus filhos, que posteriormente, foi inserida de forma on-line, na plataforma. E, para coroar a chegada e publicação dos primeiros livros, na quinta-feira (14), às 19 horas, no Espaço Cultural, em Nova Hartz, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Imigrante promove uma noite especial de autógrafos com os mais de cem estudantes envolvidos neste projeto.