Professora de Inglês da Escola Dr. Décio Gomes Pereira ganha bolsa de estudo e aperfeiçoamento nos Estados Unidos

Sapiranga – Maria Elete Viana Farias leciona inglês para alunos do 6º ao 9º na escola Dr. Décio Gomes Pereira desde 2010, e o desejo de trazer experiências novas para dentro da sala de aula foi recompensado recentemente. A educadora se inscreveu para participar de um processo seletivo para uma bolsa de estudos e aperfeiçoamento da língua inglesa nos Estados Unidos.

O programa em que Maria Elete se inscreveu chama-se Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), e consiste em uma imersão de 40 dias em universidades norte-americanas, onde o professor de escola pública selecionado estuda a cultura, origens, metodologias de ensino e demais assuntos relacionados ao inglês. Após cumprir etapas do processo seletivo, Maria Elete foi selecionada, junto de outros 14 professores do Rio Grande do Sul.

A professora embarcou para os EUA na quinta-feira, 27, e deve retornar para Sapiranga em 10 de agosto. “Andei olhando alguns vídeos de pessoas que já passaram por esse programa, e pelo que vi, em algumas tardes são visitadas escolas, mas caso eles não proporcionem essa experiência, eu quero por conta tentar algumas visitas, pois tenho curiosidade de ver como funciona a educação local, o padrão, como é a vida dos professores e como é o sistema de educação deles”, projeta a professora.

Positividade e apoio

Quando a professora Maria Ilete decidiu se inscrever no programa, conversou com a coordenadora pedagógica Maria Rosalina Ribeiro da Silva, que apoiou a colega e acreditou no potencial dela.

”Ela é ótima, ela se preocupa bastante com os alunos, qualquer coisa que acontece ela vem e conversa conosco. Ela é uma excelente professora, por isso que eu disse, quando ela veio falar comigo do projeto: ‘Tu está dentro guria!’ Ela disse que não era bem assim, eu repeti: ‘Tu está dentro’. Eu acreditei muito no potencial dela”, revela a colega.

O programa é oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Comissão Fulbright Brasil e consulado norte-americano.

 

Diretora incentivou

“Eu disse: ‘olha Mari, isso é uma oportunidade que tu não podes perder, além de crescimento profissional, vai acrescentar muito na tua vida”, relembra a diretora Fabiana Maria Junges, que enaltece o trabalho da professora. “Ela é uma excelente professora. Ela já faz um complemento para os alunos com músicas. Ela traz coisas diferentes para os alunos entenderem a importância da língua inglesa, e com certeza trará mais ideias, atividades e experiências de lá para mostrar aos alunos”, avalia.

 

 

Texto e Fotos: Taylor Abreu