Professor da Faccat divulga artigo do conflito Mucker

Caminhos de Jacobina, onde fica o túmulo dos Mucker, é ponto turístico em Sapiranga | Foto: PMS

Sapiranga – O professor e doutor em História, Daniel Gevehr, teve seu artigo “Um Capítulo da História da Imigração Reinventada através dos Lugares de Memória: o Caso do Conflito Mucker” publicado em um dossiê sobre processos e dinâmicas migratórias da Revista MOUSEION. A revista científica compõe o Mestrado e Doutorado em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, de Canoas, e pertence ao Museu e Arquivo Histórico da instituição. O artigo pode ser acessado no site da revista.

No artigo, Daniel discute o processo de produção de narrativas sobre o conflito Mucker, que ocorreu entre 1868 e 1874, no contexto do processo imigratório germânico no sul do Brasil e, de forma mais particular, na Colônia Alemã de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. “O artigo em questāo é, portanto, mais uma leitura do movimento Mucker, que procura analisar de forma crítica o conflito ocorrido no Ferrabraz no final do século XIX e que precisa, cada vez mais, ser lembrado, já que se trata de um dos capítulos mais importantes da história das migrações no sul do Brasil e que nos ajuda a compreender as origens do nosso município de Sapiranga”, afirmou o historiador.

“O movimento Mucker se trata de um dos capítulos mais importantes da história das migrações no sul do Brasil e que nos ajuda a compreender as origens do nosso município de Sapiranga”

Historiador Daniel Gevehr | Foto: Arquivo Pessoal

Daniel conheceu a história na infância, e já possui mais de 30 publicações sobre os Mucker

Daniel Luciano Gevehr é doutor em história e, atualmente, realiza pós-doutorado em história, professor titular do Programa de Pós-graduaçāo em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FACCAT, no qual atua há 15 anos. Natural de Sapiranga, ele conta que seu primeiro contato com a história dos Mucker foi na infância, quando ouvia a história de uma mulher que havia sido assassinada no Ferrabraz e que se chamava Jacobina. Daniel tem mais de 30 publicações, entre capítulos de livros, artigos em revistas científicas e textos em Anais de Congressos sobre o tema.

 

Artigo faz análise crítica do conflito

O historiador explica que o artigo é uma reflexāo produzida por ele, a partir das suas pesquisas, desenvolvidas junto ao Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da FACCAT. Daniel lidera uma linha de pesquisa que aborda as dimensões culturais, políticas e institucionais do desenvolvimento regional, bem como a análise crítico-histórica e a proposição de políticas públicas de desenvolvimento e ordenamento territorial. ”O conflito teve o protagonismo de sua líder, Jacobina Mentz Maurer, sobre quem recaiu toda a culpa dos fatos e acontecimentos que constituíram o enredo dessa história. A imagem construída e difundida sobre a líder dos Mucker é interpretada, no estudo, a partir da identificação e análise dos lugares de memória, produzidos sobre o episódio, que procuraram contar uma determinada versão dos fatos, a partir da criação e nomeação de monumentos, praças, instituições e logradouros públicos, que contribuíram para a condenação moral dos Mucker, ao mesmo tempo em que celebrava a heroicizaçāo daqueles que lutaram contra”, afirmou o professor.