Produtos regionais na Couromoda 2015

Apresentação | Empresas participaram do estande do RS e exibiram seus produtos para o mundo na Couromoda 

Região – A Couromoda – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda – de 2015, que aconteceu de 11 a 14 de janeiro, em São Paulo, teve representantes de Campo Bom, Sapiranga e Nova Hartz. Nesta edição, a feira foi realizada no parque de feiras Expo Center Norte, depois de ser realizada por 29 anos no pavilhão do Anhembi.
Em 2015, Sapiranga contou com 12 empresas no estande do Rio Grande do Sul. As micro e pequenas empresas tiveram seus espaços no evento pagos pela Prefeitura. 
Entre as  empresas sapiranguenses que participaram da Couromoda estavam: Santas e Saltos, Estilo Exclusivo, Via Brasil Calçados, Invoice Calçados e Pink Butterfly. A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, esteve no evento.
Campo Bom enviou para São Paulo cinco empresas, entre elas, Mario Hugo Mossman Calçados ME e J.L. de Menezes ME. As cinco participantes receberam subsídios da Prefeitura e estavam acompanhadas do vice-prefeito, Marcos Riegel e de Ieda Lauxen, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Nova Hartz também participou da Couromoda, com 4 empresas. Duas delas, por serem empresas menores, tiveram 75% de suas despesas pagas pela Prefeitura. 
Araricá não teve representantes na Feira neste ano.
Vitrine para o mundo
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, do Trabalho e Turismo de Sapiranga, Elói de Paula, a participação das empresas da cidade na Couromoda representa “uma retomada” para a economia do calçado. Ele comenta que a meta da Secretaria é “proporcionar o aumento das produções de micro e pequenas empresas”, e que a revitalização do setor é um dos objetivos da nova gestão. “Estamos proporcionando para as empresas de micro, pequeno e médio porte de Sapiranga mostrarem a mais de 60 mil visitantes os seus produtos”.
Conforme Sérgio de Oliveira, diretor de Indústria e Comércio de Nova Hartz, a Couromoda “tem uma grande representatividade para o setor calçadista, pois reúne todos os perfis de indústria e de varejo do país”. Para ele, foi possível sentir “de forma muito clara durante a cerimônia de lançamento da feira 2015 que o setor de calçados inicia uma nova fase: a globalização trouxe junto consigo novos desafios, exigências e novas regras de sobrevivência. Ou seja, é importante que as indústrias mantenham-se ativas e competitivas no mercado”.
Por isso, Nova Hartz buscou parceiros como SEBRAE/RS, ACI e o governo do estado, para subsidiar grande parte do custo da participação de Micro, Pequenas e Médias Empresas na Couromoda 2015. 
Segundo o vice-prefeito de  Campo Bom, Marcos Riegel,  estar na Couromoda significa para o município, além de uma garantia de produção, “emprego e renda pra população, e torna a cidade conhecida no mundo”. Esta prática já gerou frutos na exportação de Campo Bom, para países como Peru, além de países da Europa e América Central.