Produtores daqui estão presentes na 40ª edição da Expointer, em Esteio

Vitrine | Três dos quatro municípios de circulação do Jornal Repercussão estão representados na Feira

Região – Neste ano, são 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos envolvidos na maior vitrine da Agroindústria gaúcha – e os municípios de Araricá, Campo Bom e Sapiranga estão entre eles. De Sapiranga, a cidade será representada, pela terceira vez seguida, por duas agroindústrias. As agroindústrias Apiários Pinto e Embutidos Schuck, que já participaram da Feira em 2015 e em 2016, estão mais uma vez no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Outro município representado na Expointer neste ano é Araricá, através da cunicultura (criação de coelhos). Mais uma vez, o cunicultor Vitor Costa – que já recebeu, por seis edições seguidas, premiações na Expointer por conta de sua produção, está lá.

Este ano, a 19ª Feira da Agricultura Familiar conta com 201 empreendimentos, dispostos em 198 espaços e mais quatro cozinhas. São 145 agroindústrias familiares, 47 artesanatos rurais e indígena, plantas e flores. A feira também terá seis expositores de Minas Gerais. O pavilhão é um dos espaços mais visitados da Expointer.

A abertura do evento teve a presença do governador José Ivo Sartori e do vice-governador José Paulo Cairoli.

VerdeSinos e Emater

A região também está representada no evento de outra maneira: com o projeto VerdeSinos, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos). “Ele diz respeito à atividade de produção agrícola, que envolve também a pecuária, dentro dessa nossa região aqui, que dá para se considerar que é uma região metropolitana – Campo Bom está mais dentro da metrópole, e Novo Hamburgo, mas logo a seguir, Sapiranga, Nova Hartz, Parobé, também já começam a ter situações em que temos o município já com cidade, consolidado, mas também, nesses municípios têm a preservação ambiental e também a preservação da atividade produtiva de alimentos ou de matérias-primas. Essa preservação é o nosso desafio: é em cima disso que a gente buscou já há alguns anos o trabalho junto ao Comitê de Bacias”, explica Nelson Antônio Baldasso, supervisor regional da Emater e representante da Emater Estadual no Comitê de Bacias do Sinos.

Cemeam de Sapiranga e artesão representando Campo Bom na Expointer

Sapiranga também está representada, mais uma vez, pelo Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). O Cemeam está no espaço conjunto com a Emater e em parceria com centros ambientais da região, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar. “Sapiranga preparou cerca de 400 mudas para embelezar o espaço e ser vitrine da educação ambiental do Município nesse evento internacional de agropecuária”, ressaltou Fabiana Haubert, diretora do Centro.

O secretário de Agricultura Valdes Cavalheiro de Araújo destaca que os expositores são certificados com o Selo Sabor Gaúcho, que dão ao produtor um selo de garantia e qualidade ao seu produto através do Programa da Agroindústria Familiar, que o Município de Sapiranga apoia para que cada vez mais agricultores tenham esta certificação para seus produtos.

Representando Campo Bom, o artesão Marco Weber, que faz parte da Associação Fazendo Arte, do bairro Quatro Colônias, está com uma banca na Expointer, no Pavilhão do Artesanato.

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664

Crédito da foto: Reprodução/Assessoria Governo do Estado