Produção e instalação de placas de rua são intensificadas em Campo Bom

Servidores das Obras intensificam trabalhos Foto: Cássios Schaab/JR

Depois de licitações sem interessados em produzir e instalar as placas de identificação das ruas da cidade, a Prefeitura de Campo Bom resolveu agir por conta própria para garantir uma localização mais fácil para moradores e visitantes da cidade. Servidores da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos são os responsáveis por toda a produção e instalação das placas. A estimativa é de que 2500 unidades sejam instaladas, sendo que 200 já foram confeccionadas e afixadas nas esquinas.

Como forma de não desperdiçar recursos, as placas já existentes e em bom estado de conservação estão sendo reaproveitadas. Já as novas, chegam sem nenhuma identificação e recebem adesivagem com o nome da rua e o cep para depois serem instaladas. O início da fixação das placas iniciou pelas ruas do Centro da cidade, onde cerca de 300 unidades serão contempladas. A previsão da secretaria é que, assim que os trabalhos forem finalizados no Centro, inicie novas instalações em outro local, ainda não definido.

O que ainda não foi definido pela Administração Municipal é a exploração de espaços de publicidade nas placas. Conforme a Prefeitura, essa possibilidade está em estudo para verificar a melhor forma de parceria com as empresas.

O investimento nesta ação de identificação das ruas é de cerca de R$ 200 mil e é realizado por seis servidores que são responsáveis pela adesivagem e instalação das placas.

Investimentos também na sinalização horizontal

Outra área que a comunidade de Campo Bom está percebendo um trabalho intensificado da prefeitura é na pintura da sinalização horizontal de trânsito. Assim como ocorrerá com as placas de identificação de ruas, todos os bairros serão atendidos com esse reforço na pintura da sinalização.

A definição das prioridades ocorre em conjunto, através do Secretário de Obras, Uilian Thiesen, e do servidor responsável pela coordenação de sinalização viária. Outros seis servidores da secretaria são responsáveis pela execução dos trabalhos. Nesta demanda, a Prefeitura de Campo Bom pretende investir cerca de R$ 250 mil.

Prefeito comenta

O prefeito Luciano Orsi lembra que a identificação das ruas vai além da localização por moradores e visitantes da cidade. “A identificação das ruas e logradouros é muito importante para que as pessoas se localizem, também para a entrega de correspondências”, cita Orsi. A contemplação de todas as ruas da cidade também é um desejo do prefeito. “Vamos fazer um esforço para que todas as vias de Campo Bom sejam bem identificadas. Começamos pelas ruas centrais, mas logo deveremos seguir com esse trabalho também nos bairros”, finaliza.