Produção de máscaras artesanais vira símbolo de solidariedade em meio à pandemia de coronavírus

Região – Quando os empreendedores do ramo da moda, Bruno Kruger e Douglas Saft, leram na internet que o Hospital Dr. Lauro Reus, de Campo Bom, necessitava de doações de itens básicos como máscaras e aventais, ambos não pensaram duas vezes. Era o momento certo para arregaçar as mangas, conferir o estoque de linhas e contribuir na superação deste momento extremamente delicado que a humanidade enfrenta. Enquanto seguem as determinações de isolamento social, os micro-empresários decidiram ser solidários e ajudar a prefeitura confeccionando máscaras para as equipes de voluntários que atuam, em Campo Bom, orientados pela secretaria de Saúde.

Em tempos de conectividade simultânea, Douglas Saft, explicou que foi estabelecido um contato direto com o prefeito, Luciano Orsi: “Questionamos qual a real necessidade e recebemos o retorno que existia grande dificuldade de adquirir novas máscaras e também aventais. Conversa vai, resolvemos confeccionar esses dois itens. Mas, logo depois, no início desta semana, a Prefeitura nos informou que conseguiram comprar aventais. Então, focamos na confecção de máscaras 100% algodão”, explica Douglas, que se define como detalhista e criativo.

Processo de produção envolve grupo de costureiras locais
Todo o material para a confecção das máscaras é fornecido pela Prefeitura: “Importante ressaltar que não são máscaras cirúrgicas que estamos desenvolvendo. As nossas máscaras, de algodão, servem para pessoas assintomáticas (que não possuem sintomas, mas podem estar com o coronavírus) utilizarem. Esta é uma recomendação do ministério da Saúde que indica a utilização de máscaras de tecido/pano, deixando as máscaras que tem registro da ANVISA, para as pessoas e médicos envolvidos no contingenciamento do contágio pela COVID-19”, esclarece Douglas.

Demanda exigiu mobilização de voluntários(as)
Toda a confecção é liderada pela gravataria Dois Maridos, de Campo Bom, marca de slow fashion (sistema de produção mais sustentável, contrapondo o fast fashion, que produz em massa): “Movimentamos a nossa rede e conseguimos reunir um grupo de costureiras (os) voluntárias, todas de Campo Bom, que nos auxiliam nessa tarefa. A Prefeitura entrega o material, nós distribuímos e confeccionamos as máscaras”, explica Douglas.

Secretaria de Saúde de Campo Bom orienta
O material utilizado na confecção das peças é um tecido 100% algodão: “Seguimos todas as indicações da dra. Suzana (Ambros Pereira, secretária de Saúde de Campo Bom). Conseguimos movimentar e contar com o apoio também das artesãs da Casa do Artesão na confecção das peças. Quando finalizamos as remessas, a Prefeitura passa no atelier e recolhe as máscaras. Todas as unidades são colocadas em uma embalagem plástica com a orientação de serem higienizadas e esterilizadas antes do uso, conforme indicação da secretária Suzana”, pondera Douglas.

Dentro de quatro meses, a gravataria completará cinco anos e atende de forma on-line todo o Brasil com clientes espalhados por todo o estado.

Fotografias: Reprodução/Gravataria Dois Maridos