Produção de alimentos sapiranguenses faz parte da merenda escolar

Produção da agricultura familiar inclusive contribui para que os alunos tenham uma alimentação saudável na escola

Além da Feira do Agricultor, que faz sucesso de vendas às quartas-feiras e aos sábados, a produção da agricultura familiar sapiranguense também está presente no dia a dia das escolas do município. Parte dos alimentos que compõem o cardápio da merenda escolar vem da produção dos agricultores de Sapiranga. “Nós, quando compramos os produtos do agricultor para a merenda escolar, geralmente o fazemos através de programas do Governo Federal. Tivemos o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) por muitos anos, que agora está paralisado, mas por força federal. Mas temos um volume de vendas ainda e estamos conseguindo colocar produtos nossos na merenda escolar”, valoriza o secretário de Agricultura do Município, Valdes Cavalheiro de Arraújo.

Conforme Amanda Jung, nutricionista da Prefeitura de Sapiranga, são feitas duas compras, por ano, de alimentos dos produtores rurais do município sapiranguense. “São duas compras de chamada pública, uma no início do ano e outra que foi finalizada na última semana”, explica a nutricinista.

“Feijão, aipim, carne de porco, açúcar mascavo, doce de frutas são alguns dos produtos que compramos deles”, comenta Amanda, que também enfatiza que o cardápio da merenda escolar é moldado de acordo com os produtos que são comprados da agricultura familiar – o que por consequência gera uma alimentação saudável aos alunos. “Nosso cardápio é direcionado ao que eles conseguem produzir, adaptamos ele de acordo com as produções”, comenta.

Produtos que compõem a alimentação das escolas municipais

Entre outros produtos que compõem a mesa de alimentos das escolas municipais e que são produzidos pela agricultura familiar estão a cebola, o tomate, a cenoura, a batata, a batata doce, o alface, a beterraba, tempero verde, repolho, pimentão, a moranga, o chuchu, limão, brócolis, alho, laranja do céu e bergamota.

No futuro, peixe poderá fazer parte da merenda escolar

“Acreditamos que muito logo, em um prazo curto de tempo, vamos estar devidamente legalizados para poder abater o peixe e comercializar ele, inclusive na merenda escolar. Essa é nossa proposta, nossa ideia”, projeta o secretário Valdes. Um importante passo para que essa meta seja alcançada é a aquisição de um caminhão para a Associação de Piscicultores. “Os piscicultores estão recebendo nos próximos dias um caminhão, como fruto da Consulta Popular Participativa de 2015. O caminhão é tipo frigorífico, serve para refrigeração, para fazer o transporte do produto”, explica o secretário Valdes. “Ele será utilizado para transporte do pescado, para transportar de um lado pro outro, para a Feira, para o comércio.” Outro passo importante foi a aprovação do programa de subsídios à piscicultura no município. “Precisamos aumentar a produção, para aí sim pensarmos em ter peixes mensalmente vendidos na cidade e, daqui a pouco, ter o produto também na merenda escolar. Precisamos produzir para isso”, pondera o secretário.

Crédito da foto: Prefeitura Municipal de Sapiranga