Procura peixe fresco? Então passe nas Feiras do Peixe

Para a ceia |  Municípios prepararam programações para atender a crescente demanda do público  

Região – Aproveitando o embalo da Semana Santa, as Secretarias de Agricultura das cidades da região estão organizando as já tradicionais Feiras do Peixe em seus municípios, para atender à grande procura ocasionada pelo período que antecede à Páscoa.
Em Campo Bom serão quatro pontos de comercialização, que oferecerão, no total, cerca de 8 mil quilos de carpas e tilápias, pelo preço médio de R$15,00 por quilo aos consumidores. O primeiro ponto de venda é a Feira do Agricultor, localizada na Rua das Olimpíadas, nº 150, que funcionará nos dias 2 e 3 de abril. O consumidor também poderá comprar peixes no Parque Martins, localizado na Estrada Pio XII, nº 3.900, nos dias 1, 2 e 3 de abril. 
No estacionamento da Sociedade do Progresso, que fica no bairro Imigrante, também acontecerá a comercialização dos produtos, nos dias 1, 2 e 3. Para quem gostaria de se adiantar nas preparações para o feriado, na propriedade de Daniel Rogério Vieira, cujo endereço é Avenida João Pedro Dias, nº 2.150, bairro Rio Branco, a venda de peixes acontece já no final de semana dos dias 28 e 29 de março, e volta a funcionar nos dias 2/4 e  3/4. 
Secretarias destacam feiras
Peixes congelados
Segundo o secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo, a novidade desta edição é a comercialização de peixes resfriados e congelados e o abate dos peixes, que será feito no local. A Feira ocorre no Parque do Imigrante, de 1 a 3 de abril, sendo que na sexta-feira, a feira vai até as 12h.
Uma tonelada
A Feira do Peixe em Araricá começa dia 1/4,  das 14h às 19h, no Largo das Azaléias. Na quinta-feira (2/4), a feira abre às 8h, enquanto na sexta-feira o atendimento é até as 12h. “Teremos em torno de uma tonelada de peixes. Teremos carpas, cat fishes e tilápias”, diz o secretário de Agricultura Ademir Pedro Kautzmann.
Ascensão da piscicultura
Claudinei Baldissera, coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), diz que para esta edição da Feira do Peixe de Campo Bom prepararam quatro pontos diferentes, justamente por perceberem o aumento na procura dos peixes. “Percebemos uma ascensão da piscicultura e da venda dos peixes”, comenta. 
Tilápias e carpas
Na Feira do Peixe de Nova Hartz,  que tem o apoio da Emater do município, o consumidor encontrará espécies como tilápias e carpas. Conforme o secretário Clóvis Martins, estima-se que dois mil quilos de peixes vivos estarão à disposição da população para comercialização.
Feira em Nova Hartz inicia na quinta, 2/3
Em Nova Hartz, a Feira do Peixe acontece durante a quinta-feira (das 9h às 18h) e na sexta-feira (das 8h às 13h), na Praça do Museu, localizada na Rua Guilherme Albino Muller, 555, Centro. O consumidor encontrará peixes por preços a partir de R$ 10,00 por quilo no evento. 
30 anos da Feira do Agricultor
Segundo o secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo, não há registro da data exata em que a Feira do Agricultor começou. “A data que temos, 30 de março, é baseada em informações de agricultores que já fazem parte da feira há muito tempo”, comenta. 
Festa será no dia 28/3
A comemoração do aniversário será no sábado, dia 28 de março. Segundo o secretário, as atividades começam logo pela manhã, com um corte de bolo. “Teremos alguns artistas se apresentando, como o Mauro Harff. Será uma forma simples de comemorar com os feirantes e público”.