Primeiros socorros em pauta para servidores públicos e comunidade em geral de Sapiranga e Nova Hartz

Região – Iniciou na noite da última terça-feira, 10 de setembro, um treinamento de primeiros socorros para profissionais da educação que atuam nas escolas da rede municipal de ensino de Sapiranga e também da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. A capacitação atende determinação legal proposta pela Lei 13.722 de 2018, conhecida como Lei Lucas, a qual determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo docente. Todas as etapas dos treinamentos acontecerão no Auditório Jacobina Maurer e são ministradas pelo Corpo de Bombeiros de Sapiranga.

A capacitação, que ocorrerá até outubro em diferentes datas, compreende teoria e prática. Os participantes recebem informações sobre como agir em situações de emergência como quedas, queimaduras, engasgos, entre outros. Após os instrutores demonstrarem em bonecos as técnicas a serem utilizadas em determinadas situações, os integrantes são convidados a testar os ensinamentos dos cursos e realizar as manobras nos bonecos.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, Jurandir Santos de Lima comemorou a importância do encontro e conteúdo ensinado aos profissionais da educação.

Capacitação para Nova Hartz

Recebemos o comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Hartz, Gláucio Renato Dietrich, que comentou que existe um programa que procura orientar a comunidade em geral. Ela faz parte do Corpo de Bombeiros de Nova Hartz, e pode ser solicitada diretamente ao Corpo de Bombeiros de Nova Hartz. As atividades visam o atendimento de primeiros socorros e são gratuitos. Para os interessados, basta agendar diretamente com o Corpo de Bombeiros de Nova Hartz.

O comandante falou ainda sobre a importância das aulas para a população em geral: “Nunca sabemos ao certo quando estes tipos de situações podem ocorrer. Saber dar os primeiros socorros, saber quais as medidas podem e devem ser tomadas em casos de engasgos, por exemplo, podem ser fundamentais para diminuir possíveis sequelas à pessoa, e até mesmo salvar uma vida”.

Sobre a Lei Lucas, criada em 2018 em homenagem a aluno. Estudante morreu em 2017.

Sancionada em 2018, a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, foi criada para homenagear o estudante Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que em 2017 faleceu após engasgar durante um passeio promovido pela escola em São Paulo.

A proposta determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros, quando necessário, em seu corpo discente.

A lei prevê punições para as instituições que descumprirem as regras, desde notificação, multa e até cassação do alvará ou responsabilização patrimonial.

As normas estabelecidas também são válidas para espaços de recreação infantil.

Os cursos para estas situações de emergência devem apresentar conteúdo condizente com a natureza e faixa etária do público atendido pela escola ou estabelecimento de recreação. O objetivo é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas aconteçam.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, Jurandir Santos de Lima observa que o programa Bombeiro Orienta possui atividades que são realizadas de forma gratuita, e se põe a disposição para auxiliar as pessoas que procuram buscar conhecimento sobre a área.

Manobra de Heimlich

Uma pessoa sozinha consegue realizar a técnica correta e desobstruir a via aérea, posicionando suas mãos na região abdominal e exercendo uma pressão sobre o final do diafragma, comprimindo indiretamente a base dos pulmões e expelindo assim, o objeto causador da obstrução.

É importante salientar que a manobra deve ser realizada de formas diferentes quando o paciente é obeso ou gestante, para que não haja – principalmente no caso da gestante – algum tipo de problema com o bebê. Essa técnica é ensinada nos cursos ministrados pelos Bombeiros.