Primeiras igrejas surgiram antes da emancipação

Sapiranga – Com a chegada dos imigrantes à Sapiranga, muitas tradições, assim como a fé cristã continuaram sendo praticadas e transmitidas às próximas gerações. Conforme o professor Lucio Fleck, em A História de Sapiranga, superar as dificuldades só foi possível através de uma confiança inabalável em Deus. Os imigrantes católicos traziam em sua bagagem um rosário, um crucifixo e uma imagem do santo preferido. Os evangélicos traziam a bíblia e o hinário. Assim que superaram os primeiros obstáculos, de abrigo e sobrevivência, começaram a pensar no atendimento espiritual, o que demandava a construção de igrejas. Os evangélicos se estabeleceram no Leonerhof, junto com famílias católicas, a partir de 1845. No início foram atendidos pelo pastor Otto Recke, da comunidade de Campo Bom. Os católicos tiveram os primeiros padres de língua alemã em 1849, Agostinho Lipinski e João Sedlak. No início não existia capela, as missas e cultos eram celebrados nas casas.

IGREJA DO RELÓGIO, EVANGÉLICA, DE 1962
A primeira igreja evangélica é de 1851, inaugurada pelo pastor Otto Recke, à margem esquerda do Arroio Sapiranga, nas redondezas da empresa “Orquídea”. A igreja atual foi inaugurada em 1962, após a construída em 1887, na João Corrêa. O relógio, mesmo sem funcionar, segue como símbolo.

IGREJA MATRIZ, CATÓLICA, INAUGURADA EM 1951
Primeira capela católica foi construída em 1873, em um terreno doado por Frederico Hoffmeister, onde hoje está a Escola Imaculado Coração de Maria. Em 1943 foi criada a Paróquia de Sapiranga. E em 1951 inaugurada a atual matriz. Os três sinos, reparados no ano passado, vieram da Alemanha.