Primeira aula bilíngue cativa a criançada na Emef Maria Emília de Paula, em Sapiranga

Sapiranga – O retorno das férias escolares foi marcado pelo início de um importante projeto que marca história na educação pública de Sapiranga e região. Desde terça-feira (2), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no bairro Vila Irma, é a primeira unidade de ensino do Rio Grande do Sul a aderir ao ensino bilíngue.

As crianças das turmas de jardins são as primeiras a receber o ensino português/inglês. A ideia é progredir gradativamente a implementação desta metodologia ano após ano nas turmas seguintes. A escola onde este projeto-piloto inicia se dá pela boa infraestrutura, seja pela possibilidade de atividades no pátio ou em ginásio, e também pelo baixo número de alunos nos jardins A e B. A escola Maria Emília possui 50 estudantes nesta faixa.

“ACREDITAMOS NESTA EDUCAÇÃO”

O projeto da escola bilíngue é realizado em parceria com o Instituição Educacional de Novo Hamburgo (IENH). A coordenadora do currículo bilíngue da instituição, Luciana Brentano, participou de todo o processo de estruturação de Sapiranga para ofertar o melhor ensino aos pequenos. “Está sendo muito importante esse momento, a gente está muito feliz, enquanto profissionais da educação bilíngue, em especial da IENH, que é parceria da Prefeitura de Sapiranga na implantação desta escola bilíngue. Acreditamos nesta educação e na sua importância”, disse ela, que acompanhou a primeira aula.

 

Prefeitura investiu na formação de professores e início do

novo projeto chega para marcar história no ensino público de Sapiranga

A escola bilíngue vai ser desenvolvida com 50% de tempo no ensino na língua materna e 50% no inglês. Para a implantação da escola bilíngue, no primeiro semestre ocorreu a capacitação da equipe de trabalhos para alinhar os detalhes de currículo, proposta pedagógica, organização das turmas e planejamento dos professores. “Hoje é um dia bem importante, feliz para nós. Primeiro dia de aula prática dos alunos e já aprendemos com eles uma musiquinha. Estou feliz, é uma oportunidade para todos, para todas as famílias que quiserem que seus filhos aprendam inglês e português, concomitantemente”, destacou a secretária de Educação, Cláudia Kichler, que participou de cada passo dado para Sapiranga colocar em prática uma das metas da Administração.
No próximo dia 12, a partir das 9 horas, acontece um piquenique na Emef Maria Emília com a participação dos pais dos alunos do ensino bilíngue.

Com elas, a palavra sobre o ensino bilíngue

Acreditamos na educação bilíngue e a na importância que ela tem na formação das crianças, e temos certeza que essa iniciativa vai também estimular outras escolas e prefeituras a pensarem seus currículos de forma bilíngue”, Luciana Brentano, coordenadora do IENH.

Quanto mais a gente oferta coisas diferentes para os alunos, mais a gente expande o mundo deles. A escola é o espaço que a gente pode ofertar essa variedade de coisas, para que no futuro eles façam boas escolhas”, Fabiana Heinen, diretora da Emef Maria Emília.