Prevenção é o maior remédio contra dengue

Conscientização | Agentes em Sapiranga e Campo Bom orientam a população sobre os principais cuidados necessários

Região – As altas temperaturas dos últimos meses significam, para os agentes do Serviço de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Sapiranga, a temporada mais intensa dos seus trabalhos. É nessa época que os casos de dengue são mais freqüentes. Para os moradores, é o momento de ter cuidados redobrados na manutenção das moradias, em especial relacionados à água da chuva, que fica acumulada em volta das casas.
No município, agentes encontraram focos do mosquito Aedes aegypti no Bairro Amaral Ribeiro. A verificação de armadilhas e de pontos estratégicos para averiguar a existência de larvas do mosquito é feita periodicamente. Porém, como no caso do Amaral Ribeiro o foco do mosquito já foi constatado, também são realizadas vistorias e orientações nas casas a partir de um raio de 300 metros do local do foco. 
Em Campo Bom, embora nenhum foco do mosquito tenha sido encontrado, o trabalho de orientação e prevenção também é intenso. Agentes da Secretaria Municipal da Saúde combatem a proliferação do Aedes aegypti fazendo verificações freqüentes de armadilhas e outros locais de risco, bem como procuram orientar a população sobre os cuidados necessários.
Em Sapiranga, a meta é conter o foco
As agentes do Serviço de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Sapiranga, Taís dos Santos e Nilza Garafini, estiveram na manhã da última terça-feira (10) visitando residências no bairro Amaral Ribeiro. O procedimento, segundo Taís, é sempre visitar as moradias que ficam próximas do foco do mosquito, tanto para prevenir a propagação das larvas dos mosquitos quanto para fazer um trabalho de conscientização junto aos moradores. Na terça-feira, o grupo era formado por seis pessoas, que normalmente se dividem em três duplas para realizarem as visitas. 
Segundo Taís, cada residência próxima ao foco recebe três visitas, onde orientam os moradores sobre os procedimentos adequados e fazem uma vistoria do local, para verificarem  a existência ou não de larvas do mosquito. As ações dos agentes ocorrem o ano todo, mas são mais frequentes nesta época, já que as temperaturas altas favorecem a proliferação do Aedes aegypti.
Prevenção é o objetivo em Campo Bom
As visitas nas residências de Campo Bom têm como objetivo a prevenção do surgimento do mosquito no município. O trabalho da Secretaria Municipal de Saúde neste caso é orientar a população a respeito dos principais cuidados que devem ter. Para isso, a Vigilância Ambiental de Campo Bom realiza visitas em dois turnos, caso algum morador não esteja em casa no turno da manhã, ou da tarde, e são bem recebidos pela população, que também tem interesse em manter o Aedes aegypti à distância.
Entre os cuidados necessários para que isso aconteça estão: colocar o lixo em sacos plásticos, manter as caixas d’água, tonéis e latões sempre bem fechados, limpar as calhas periodicamente e manter as piscinas limpas e bem tratadas. Além disso, os agentes recomendam não usar pratos nos vasos de plantas, e colocar os vasos em contato direto com a terra, assim, a planta não é prejudicada e não há perigo de surgimento do mosquito.