Presidente eleito para 2022, Jerri Meneghetti pontua os desafios para os prefeitos na Amvars

Jerri Meneghetti é o prefeito de Dois Irmãos: ele acredita na união de esforços entre as cidades (Foto: Melissa Costa)

Região – Em assembleia realizada no último dia 8, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, foi eleito novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars e do Consórcio Público CP Sinos para o ano de 2022, sucedendo Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom que comanda a associação até dia 31 de dezembro. Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, responderá pela vice-presidência da entidade, que ainda terá o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, como vice-presidente de Turismo e Cultura, cargo responsável pelas ações do Vale Germânico.

 

Tanto Jerri quanto Luciano fizeram questão de agradecer aos colegas prefeitos pelo apoio ao longo do ano, e relembraram diversos momentos de dificuldades enfrentados pelos municípios devido à pandemia. “Foi um ano desafiador e incerto. Em março e abril, quando o número de casos de covid aumentou extremamente e os leitos de UTI começaram a faltar, vivemos momentos de pavor e de medo por nossa população. Mas a união regional em torno desse processo, passando pela forma com que os prefeitos administraram os protocolos, os cuidados básicos em suas respectivas cidades e o esforço em vacinar cada cidadão, nos permitiu respirar um pouco mais aliviado hoje”, relembrou Orsi, destacando que a ameaça de variantes do vírus é uma realidade e que a colaboração das pessoas no combate à pandemia ainda é importante. Jerri agradeceu a confiança e também fez questão de agradecer o empenho do colega, prefeito Luciano, durante esse ano na gestão.

 

“Queremos unificar cada vez mais a região”

O prefeito Jerri pontua que já há metas traçadas pela associação, enquanto outras ainda serão discutidas no início de 2022. “Uma das prioridades é continuar monitorando a situação da covid; estamos com índices bem controlados, mas se fala agora dessa outra variante. As imunizações estão com índices bons; precisamos continuar em alerta”. Jerri cita que há preocupação com a previsão de queda na receita, mas também cita que a região está com índices positivos na questão de vagas de emprego e na produção, que está a pleno vapor”, disse ele, citando uma novidade da Amvars para o próximo ano. “Queremos criar uma câmara setorial de inovação e tecnologia, até o prefeito de Campo Bom se colocou à disposição porque tem atividades pioneiras. Queremos fortalecer isso, aproveitar esse segmento forte e tem empresas grandes se instalando na região. É uma novidade que vamos criar, dar um pontapé inicial”. O Vale Germânico também é citado como exemplo. “Queremos unificar cada vez mais a região e fazer com que essa ideia seja seguida em outras áreas”.