Presidente da Assembleia Legislativa do estado, Gabriel Souza, lançou um livro na última quinta-feira, 11

Foto: Governo do Estado

A Praça de Autógrafos da Feira do Livro de Porto Alegre recebeu na tarde de quinta-feira, 11, mais de uma centena de amigos, companheiros, autoridades políticas e representantes de entidades que prestigiaram o lançamento do primeiro livro do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB). O parlamentar distribuiu e assinou dedicatórias na obra Política, Democracia e Estado no século XXI: percurso, crise e possibilidades, baseada na sua dissertação de mestrado em Direito Empresarial e Cidadania e publicada em formato de livro pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG).
Entre os nomes que garantiram seu exemplar estão o desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Voltaire de Lima Moraes; o procurador-geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles; os defensores públicos Cristiano Vieira Heerdt e Enir Madruga de Ávila; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o deputado federal Alceu Moreira (MDB); o senador Luiz Carlos Heinze (PP); o secretário de Transporte e Logística do Estado, Juvir Costella (MDB), o deputado estadual Ernani Polo (PP); o presidente da Corsan, Roberto Barbuti, além de prefeitos, vereadores e familiares.
Na obra de 150 páginas, Gabriel faz uma reflexão sobre os desafios do Estado Democrático em crise neste século, buscando conciliar a livre atividade econômica com o exercício da cidadania plena dos indivíduos. Segundo o presidente, o texto tem como base sua experiência como líder do governo de José Ivo Sartori. “Apesar desse livro não versar sobre minhas experiências como líder do governo Sartori, o mesmo só foi escrito devido às minhas experiências nesta função”, explica o autor. Ele destaca ainda os tantos questionamentos conectados à crise da democracia liberal e os motivos que o levaram a se dedicar a este conteúdo. “Com o apoio da FUG e do atual presidente, deputado Alceu Moreira, temos a oportunidade de propagar a importância da democracia liberal para o desenvolvimento do Brasil”, explica.
Com prefácio assinado pelo pós-doutor em Direitos Humanos pelo Ius Gentium Conimbrigae da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal, Fernando Gustavo Knoerr, e edição do jornalista Gustavo Machado, a publicação tem distribuição gratuita e previsão de lançamento no formato de e-book em breve.
Por Assessoria Governo do Estado