Preservar a arquitetura é preservar a história de nossa cidade

3

Grande parte da história de um lugar, de um povo, é contada através da sua arquitetura. Assim como as casas enxaimel marcaram o início da colonização alemã na nossa região, outras edificações, mais modernas, mas ainda assim centenárias, permanecem elevadas e trazem para o presente um pouco do que significaram para a comunidade há consideráveis anos. Em 1995, alguns desses prédios foram catalogados, com fotos e informações a seu respeito. Contamos aqui essa história das casas, salas comerciais e salão de baile cujos prédios permanecem até hoje.

1 – Antigo Salão de Baile da família Klippel. Construído em 1912 e transformado nos últimos anos em ocupação industrial para a fabricação de calçados. Rua Major Bento Alves.

2 – Prédio construído no final do século XIX para residência de Felipe Adão Wolff e que atualmente é ocupado pelos descendentes. Pelo menos três gerações ocuparam esta residência. Rua Major Bento Alves.

3 – Construída para ser residência de Henrique Schmitt em 1892 e usada com este fim até hoje. Rica em detalhes arquitetônicos, foi totalmente restaurada pelo atual proprietário, que manteve todas as características originais. Rua Goiânia.

4 – Prédio construído em 1934, por João Hilgert Sobrinho*, para residência de Carlos Fett. A família Fett era responsável pelo beneficiamento do leite, trazido pelos colonos e que posteriormente era transportado a Porto Alegre. Em 1935, parte do prédio passou a ser gabinete dentário onde o Sr. Eugen Hoch iniciou as suas atividades como prático dentista. Avenida Vinte de Setembro.
**João Hilgert Sobrinho foi um construtor responsável por diversas obras na cidade e que possuía um estilo marcante de construção como os enfeites que percorriam toda a extensão da parede embaixo dos telhados.