Premiado, projeto Floração transforma lixo orgânico em compostagem e fomenta hortas em Campo Bom

Uma semente plantada junto à comunidade, o projeto Floração: Hortas Urbanas, hoje já rende frutos. A prova disso é o Prêmio Gestor Público, obtido pelo município graças a iniciativa, no último dia 5, na Assembleia Legislativa em Porto Alegre. O sucesso com a iniciativa, que busca reduzir o volume de lixo orgânico gerado pelos municípios indo aos aterros, também está no engajamento e participação da comunidade. “Simboliza o reconhecimento de um projeto de extrema importância para o meio ambiente, para o município, que ataca na educação ambiental. É a conscientização para cada cidadão fazer sua parte. Hoje, o grande problema na gestão de resíduos, é justamente o lixo orgânico, que além de contaminar o lixo seco na reciclagem ainda tem custo elevado”, declarou o secretário de Meio Ambiente, João Flávio da Rosa. Hoje, os moradores de Campo Bom podem ir até a sede do Floração, para depositar seu lixo orgânico em composteiras e em troca receber mudas de hortaliças fomentando o desenvolvimento de hortas urbanas. Já o adubo gerado dentro do processo é empregado na produção de mudas de flores e chás que, posteriormente, são envidas para escolas municipais e unidades básicas de saúde dentro de outras iniciativas do município. As mudas de verduras e hortaliças, devido uma demanda maior, são adquiridas junto a viveiros de mudas da cidade.

Iniciativa contempla a troca de resíduos orgânicos no fomento de hortas urbanas

De acordo com o secretário Rosa, em torno de 57% do material que chega até a Central de Triagem de Resíduos da cidade hoje é lixo orgânico que pode ser reaproveitado a partir da compostagem. “Mudamos um pouco a concepção do projeto para hortas urbanas por que enxergamos espaço para a conscientização das pessoas. Antes a troca dos resíduos era feita por mudas de flores, hoje são hortaliças, temperos e chás”, acrescentou. A troca dos resíduos orgânicos por mudas acontece na sede do Floração, todas as quartas-feiras, das 9 às 11 e das 14 às 16 horas, aos sábados, das 9 às 11 horas.

Hortas Urbanas Comunitárias

A Secretaria do Meio Ambiente está também apoiando o fomento de hortas urbanas comunitárias nos bairros. “Já temos uma horta no Aurora, outra no Vila Nova, estaremos implementado uma ainda na divisa Operária com Bem Viver, e no Solar do Campo, já tem um lugar mapeado”, ressaltou Rosa. Já conhecida da população, a horta comunitária do bairro Aurora, às margens da Rua Alvorada, esquina com a Rua Três Coroas, está abaixo de uma rede de alta tensão. A produção na área de terra pouco menor que meio hectare possui uma pessoa responsável e possui colaboração da comunidade. Os moradores podem ajudar no preparo do solo e no cultivo das hortaliças, verduras e frutíferas. Já quem deseja colher o alimento fresco junto a horta precisa obrigatoriamente trazer ao menos, um balde de matéria orgânica para a compostagem.

Apoio

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, também comemorou o sucesso da iniciativa. “Nada se faz sozinho. Dedico essa conquista à toda nossa comunidade que nos apoiou e tem feito a diferença neste projeto, e também às nossas equipes que tem se dedicado pelo trabalho de cuidado e boas ideias”, disse ao receber o prêmio. O secretário Rosa afirma que já tem sido observada redução dos volumes de matéria orgânica na usina e que mudas da estufa do Floração também são destinadas para escolas e postos de saúde.

Crianças acompanham de perto o processo de compostagem

Fotos: SMA de Campo Bom