Prejuízo no transporte público em Sapiranga

Impasse | Redução de linhas é criticada por usuários. Empresa diz manter horários mesmo no prejuízo

Sapiranga – A precariedade do transporte público de Sapiranga, noticiada pelo Jornal Repercussão em outras ocasiões, levou uma moradora do Centenário a procurar a reportagem, para relatar dificuldades com o serviço.

Dona Tereza Abreu Barbosa, 73 anos, aposentada e moradora do Residencial Centenário, relata que se sente prejudicada pelas reduções de horários praticados pela Transportes Klein. “Antes, tínhamos dois horários pela manhã, às 8h30 e às 10h. Agora, só temos os das 8h30 ou seja, quando eu quero vir ao Centro, preciso passar a manhã inteira nele, pois não tenho opção de transporte para voltar, ou pegar um táxi. Mas pagar doze reais cada vez que precisamos vir ao Centro fica muito caro. Outra opção seria vir a pé, porém meu marido, que também é aposentado, tem 83 anos, e já não pode caminhar distâncias muito longas. Por isso, às vezes optamos por pagar o táxi. Quando viemos ao Centro, não é para passear, mas porque precisamos”, desabafa Dona Tereza. Atualmente, os horários disponíveis são às 8h30, 13h30 e 16h.

Ela também conta que, recentemente, foi pegar um ônibus do Centro até o Porto Palmeira, que estava lotado. “Tínhamos que passar a viagem em pé, pois nem os jovens davam lugar para os idosos. Acho que, se a empresa que providencia o transporte está com problemas, com prejuízo, ela deve dar lugar para outra empresa que queira prestar um serviço melhor”, considera.

Alunos são prioridade no transporte

Ariane explica que, em fevereiro, após a Transportes Klein diminuir seus horários de linhas de ônibus, a empresa foi notificada. “Pedi que restabelecessem o serviço imediatamente. Em resposta, a Klein nos enviou alguns relatos, que não pudemos deixar de reconhecer. Recebemos mapeamentos de linhas, com os números de usuários em cada horário, e houveram dias em que o ônibus fez o trajeto sem passageiros, ou apenas com passageiros isentos, o que deixou claro que não havia a necessidade de manter as quatro linhas. Como uma das nossas prioridades são os alunos do município, reduzimos e modificamos os horários de forma que agora os alunos do Instituto Estadual do bairro Centenário, por exemplo, têm mais segurança para chegar ao Porto Palmeira: agora, eles saem da escola 18h e 18h10 estão em casa. Antes, chegavam às 19h”, comenta Ariane.

A palavra da empresa

Em contato com a reportagem do Jornal Repercussão, Michele Klein, sócia da Transportes Klein Ltda, revela que o fluxo de passageiros das linhas vem caindo cada vez mais. “Nós vendíamos 100 mil vales por mês, agora não vendemos 20 mil por mês”, diz. Uma das bandeiras levantadas pela empresa é que a gratuidade no transporte precisa ser revista. “Não se trata de negar a gratuidade àqueles que têm direito. Há uma Lei Federal que diz que aposentados a partir de 65 anos, pessoas com saúde debilitada, deficientes físicos, têm direito ao passe livre e isso será respeitado. Mas pedimos o recadastramento desse benefício, pois sabemos que há muitas pessoas se utilizando dele sem terem direito ao passe livre”.

Sobre a questão do Centenário, Michele conta que, por ser um bairro próximo ao Centro, o fluxo é pequeno. “Como o Residencial Centenário fica longe do centro, acertamos com a Prefeitura que teríamos esses quatro horários. Andávamos com essas quatro linhas no prejuízo, e agora andamos com três, ainda no prejuízo. Para não deixarmos o pessoal sem ônibus, queríamos deixar os horários da tarde, já que a maioria das pessoas no residencial são aposentados e poderiam ir ao Centro nesses horários. Pensamos também nos horários dos bancos e da Prefeitura, que abrem de tarde. Como algumas pessoas também trabalham no Centro, deixamos o horário das 8h, também”. Questionada sobre a licitação para o transporte, que deve sair ainda neste mês, Michele disse que a participação da Transportes Klein será estudada. “A Prefeitura irá abrir o edital, então vamos verificar quais as condições impostas no edital e vamos ver se iremos participar”, comenta.
Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664