Pregão eletrônico para compra de câmeras é transferido em Campo Bom

Campo Bom – Previsto inicialmente para a última sexta-feira (18), o pregão eletrônico para locação de 16 novas câmeras com alta capacidade de alcance, resolução e imagem, para substituição das câmeras existentes, danificadas ou obsoletas, assim como mais outras 20 câmeras para ampliação do sistema de videomonitoramento, somando ao todo 36 equipamentos, não aconteceu a partir de pedido de impugnação. Uma empresa entrou com recurso alegando irregularidades. Em virtude disso, a expectativa da Prefeitura é que o processo seja desenvolvido no próximo dia 30 de outubro. “Esse processo de fato é um pouco mais lento e nem sempre anda como gostaríamos. O fato é que nosso desejo é ter toda a estrutura do monitoramento funcionando o quanto antes”, disse o secretário municipal de Segurança Pública, Rosalino Seara.
As câmeras instaladas devem assegurar uma tecnologia para captação de imagens em alta definição por meio de ampliação de cenas. Uma central de monitoramento junto à Brigada Militar possibilitará a observância das imagens captadas pelos equipamentos posicionados em diferentes locais estratégicos do município. Uma mobilização por parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Campo Bom pretende também viabilizar acesso a equipamentos de empresas privadas espalhadas pelas ruas.

Sede da Secretaria Municipal de Segurança ficará instalada no 3º andar do Centro Administrativo

A sede da recém-criada Secretaria Municipal de Segurança Pública está ganhando corpo. Uma sala aonde funcionava anteriormente um arquivo está sendo estruturada com divisórias para a instalação da pasta no 3º andar do Centro Administrativo. Com 39 anos de serviços prestados na área da segurança, Seara que é delegado aposentado e chegou a ser diretor da Delegacia Regional, está focado também agora na composição de sua equipe de trabalho.

Projetos em vista

Os projetos de lei que precisam, obrigatoriamente, ser apresentados pelo Executivo na Câmara de Vereadores, que tratam de assuntos referentes a segurança pública devem ser protocolados, possívelmente, na próxima semana.
Uma reunião nesta sexta-feira (25) deve ajustar detalhes finais relacionados às propostas. Entre elas, o Estatuto de Posturas para viabilizar a criação da Guarda Civil Municipal, representando acréscimo na segurança pública em Campo Bom. Ainda casado com o tema, aparece o edital referente ao concurso público assegurando a atuação de agentes que deverão ser submetidos a curso de capacitação. Hoje, o município conta somente com agentes de fiscalização de trânsito, função que nos moldes atuais deverá ser extinta já que os futuros guardas atuarão na segurança e no trânsito da cidade.

Foto: Além das 16 antigas câmeras, 20 novos equipamentos deverão ser locados
Foto: Arquivo JR