Prefeituras preparam suas cobranças para o IPTU 2015 na região

Estimativa | Prefeituras devem receber mais de R$11,5 milhões

Região – Mais um ano se inicia, e começam novamente os prazos para os cidadãos realizarem os pagamentos do IPTU. O pagamento antecipado do imposto gera descontos diferentes em cada município, que também estipula suas próprias datas para recebimento dos recursos. 
Para os contribuintes de Campo Bom, o desconto máximo para pagamentos à vista feitos até 29 de janeiro é de 15%. Já quem pagar à vista até 27 de fevereiro, obtém 7%, ou poderá parcelar em sete vezes o valor total. 
Em Nova Hartz, os carnês deverão ser entregues até o dia 15 de fevereiro, e o desconto máximo é de 8% Os contribuintes que não possuem débitos em atraso recebem 8% de desconto, assim, o desconto total é de 16% para pagamentos até 25 de fevereiro. Após esta data, os descontos são de 8% , e  4% para os contribuintes com débitos em atraso, para  pagamentos efetuados até dia 25 de março.
Em Sapiranga e Araricá
Já em Araricá, a data da emissão dos carnês será definida nos próximos dias e os documentos serão entregues nas residências dos moradores. O desconto em cota única fica em 25% para pagamentos feitos até dia 20 de fevereiro. Não há desconto para pagamento parcelado, feito em até seis vezes. O valor arrecadado será investido na educação (25%) e saúde (15%), e o restante será direcionado a diversos setores, para realizar melhorias nas ruas e iluminações.
A Prefeitura de Sapiranga deve iniciar a entrega dos carnês a partir de 15 de março. O desconto total para pagamento em cota única é de 22% (12% da cota única, somados aos 10% do Bom Pagador), que deve ser quitado até 10 de abril. Após esta data, o pagamento poderá ser parcelado,  com 10% de desconto devido ao programa Bom Pagador.
Para os pagadores
Como um incentivo na hora de desembolsar suas contribuições, alguns municípios criaram Programas para beneficiar os cidadãos que estiverem com seus débitos quitados. Em Nova Hartz, o programa “Em Dia” garante um percentual de 8% de desconto a mais para quem não têm atrasos nos pagamentos de impostos. O desconto é válido para efetuar o pagamento tanto no primeiro quanto no segundo período.
Em Campo Bom, os contribuintes que quitarem o imposto concorrerão a prêmios pela campanha IPTU Dá Sorte. O Programa Bom Pagador de Sapiranga garante descontos adicionais de 10% para quem estiver com seus débitos em dia.