Prefeituras ganham prazo para aderir ao prontuário eletrônico nos postos de saúde

Informatização | Governo federal estabelece prazo para que municípios digitalizem histórico do usuário

Região – O Governo Federal estabeleceu o prazo de 60 dias para que todos os municípios brasileiros adotem o prontuário eletrônico nas unidades básicas de saúde. Com a plataforma digital, todos os serviços de saúde da cidade poderão acompanhar o histórico, os dados e resultado de exames dos pacientes, verificar em tempo real a disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde. A modificação do sistema busca melhorar o atendimento ao cidadão.

A expectativa do governo é de que até 10 de dezembro, 50% dos brasileiros terão o seu atendimento verificado no sistema digital de controle criado pelo Ministério da Saúde. Municípios que encontrarem dificuldades na implantação do prontuário eletrônico terão o suporte do governo para pôr o sistema em operação. Porém, cada gestor deverá reportar suas necessidades ao Ministério, até 10 de dezembro. Cada caso será avaliado e o governo garante que providenciará a estrutura para a transmissão dos dados (computadores, monitores e rede óptica). Atualmente, 76% das unidades básicas de saúde ainda registram o histórico do paciente em papel, apesar de dados do Ministério das Comunicações apontarem que todas as cidades contam com ponto de internet banda larga. A medida pretende ampliar a gestão na Atenção Básica, aperfeiçoando o trabalho dos profissionais na área.

Prefeito Faisal Karam fala da realidade em Campo Bom

Durante a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde do loteamento Firenze, em Campo Bom, o prefeito, Faisal Karam, contextualizou o estágio da implementação do prontuário eletrônico no Município. “As nossas unidades estão todas informatizadas. Doze delas estão completas em termos de informatização. Duas delas, já iniciaram o processo de interligação de rede (Unidade do 25 de Julho e do Porto Blos). No 25 de julho, a UBS faz pré-agendamento por telefone. Todas as unidades básicas de saúde estarão interligadas até o fim do ano, com a implementação de prontuários eletrônicos. Esse era um compromisso que fiz quatro anos atrás”, explica Faisal.

Realidade em Nova Hartz

A secretária da Saúde, Franciane Domingos da Rocha, explica que as três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) possuem o sistema do e-SUS implantado. “O e-SUS começou a ser implantado em Nova Hartz ainda em 2015 e a conclusão do sistema se deu em fevereiro deste ano. No futuro, a projeção do governo federal é de que todas as unidades de saúde do país sejam interligadas via sistema. Também é importante ressaltar que todas as unidades possuem seus dados digitalizados através dos computadores existentes nos consultórios”, informa a secretária.

Crédito da foto: Divulgação

Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664