Prefeituras estudam reabertura de espaços públicos

Largo Irmãos Vetter agora permite passeio e permanência da população de Campo Bom Foto: Divulgação/PMCB

Região – Os parques e praças nos municípios da região começaram a ser reabertos. Com as recentes flexibilizações na bandeira do Distanciamento Controlado da região 7, de Novo Hamburgo (até o fechamento desta edição, bandeira laranja estava em vigor), e com o respiro nos indicadores de disseminação e hospitalizações em funções do coronavírus, as prefeituras de Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga já planejam a reabertura dos espaços públicos.
Em Campo Bom, o Decreto Municipal nº 6.912, publicado na primeira semana de setembro, autorizou a reabertura dos principais parques e áreas de lazer. Desde o dia 5, estão liberados para visitação e permanência o Parque Arno Kunz (Parcão), Parque Décio Lauer, Largo Irmãos Vetter, Pista de Atletismo e Complexo do CEI. Esse é o primeiro estágio da liberação das práticas esportivas em espaços públicos, que ocorrerá de forma gradual, em três estágios. Entretanto, de acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rodrigo Silva, brinquedos, quadras esportivas e áreas de uso comum ainda não têm o uso permitido. “Estes serão liberados no segundo estágio, que prevê também algumas liberações de quadras esportivas em outras áreas da cidade. É um processo gradual pois precisamos ter responsabilidade e, por isso, avaliamos com cuidado e sempre com base nos reflexos destas flexibilizações”, explica.

 

Sapiranga não reabre

A Prefeitura de Sapiranga optou por manter fechados os espaços públicos neste momento. Segundo a procuradora jurídica do município, Ariane Plangg, haverá uma nova reunião na próxima terça-feira, dia 22, na qual a equipe técnica e jurídica da prefeitura decidirá por manter as restrições ou, então, reabrir os parques e áreas de lazer em Sapiranga. Caso decidam pela flexibilização, serão definidos, no mesmo encontro, os protocolos de segurança para o passeio e permanência dos cidadãos nos espaços públicos.

 

Nova Hartz adota cautela

Segundo o secretário de Administração e Chefe de Gabinete de Nova Hartz, Leonel Schaeffer, a prefeitura está cautelosa com qualquer flexibilização em função da pandemia do novo coronavírus. Segundo Leonel, o município se encontra atualmente em uma “situação tranquila” em relação aos indicadores de casos confirmados de Covid-19 e cidadãos hospitalizados, e o objetivo da atual administração é manter este cenário. “Hoje, o principal é a saúde pública. Temos que cuidar bem da saúde do povo, essa é a nossa prioridade. Claro, temos que pensar na retomada das atividades, o comércio todo trabalha com restrições. Vamos aguardar a permanência da bandeira laranja por mais algumas semanas, para, então, começarmos a reabrir os espaços públicos, e tentar educar a população para que não seja feito um mau uso enquanto ainda estamos em pandemia”, afirmou Leonel.