Prefeituras da região planejam as férias de seus estudantes

Ações | Em Sapiranga, o Conexão Férias atende 600 alunos

Em época de férias escolares, é comum encontrar as crianças em frente à televisão ou computador, ou imersas em um jogo de videogame. Para estimular o contato com o meio ambiente – e com outras crianças -, os municípios da região desenvolveram programas de férias para os alunos da rede municipal de ensino.

Em Sapiranga, o Conexão Férias deste ano conta com cerca de 600 alunos, que participam de atividades variadas, como aula de natação, apresentação de teatro, espetáculo de mágica e sessão de cinema, além de música, aulas de informática e esportes. Algumas das atividades especiais acontecem no Centro Municipal de Estudos Ambientais (Cemeam). Nesta segunda-feira (11), alunos do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental do CME Ayrton Senna assistiram a uma palestra ministrada pelo biólogo Antoninho Portilho, que os orientou sobre os cuidados com as diferentes plantas que se encontram na região – e o que fazer em caso de algum acidente com elas. Os alunos também aprenderam a manusear cordas – fazendo uma cadeira de emergência com elas – e também praticaram slackline no Centro. Na terça-feira (12), as crianças participaram de uma trilha no local.

Programação nos municípios

Para os estudantes do município de Campo Bom, as atividades iniciam dia 25 de janeiro (segunda-feira). Até dia 5 de fevereiro, ocorre, nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, na Piscina do CEI, além da Trilha Ecológica, que acontecerá na zona rural do Município (Quatro Colônias Zona Norte), o Projeto Brincando com os Amigos do Ensino Fundamental de Campo Bom. Diariamente as crianças serão buscadas na escola de origem e conduzidas de ônibus até o Duque de Caxias, sendo que às 13h30min iniciarão as atividades nas oficinas. Serão realizadas atividades variadas como trilha ecológica, judô, dança e rugby. Participam do projeto alunos das 20 Escolas Municipais de Campo Bom, divididos por zoneamento durante as duas semanas de realização, atendendo ao todo 440 crianças.

Já em Araricá, haverá uma reunião no Centro Municipal de Cultura no dia 25 de janeiro, às 14h, onde serão dadas informações sobre o Ecoférias 2016, cujas atividades ocorrerão de terça a quinta, no turno da tarde, das 13h às 17h. Os alunos do 6º ao 9º ano terão oficinas de esporte, educação ambiental e dança, além de ensaio com a Banda Marcial.