Prefeitura tem novo sistema de Nota Fiscal em Sapiranga

Período de transição | A Secretaria da Fazenda montou um plantão para atender usuários com dúvidas

Sapiranga – Desde quarta-feira, dia 30 de novembro, está on-line o novo sistema de Nota Fiscal Eletrônica (NFESe-ISS), coordenado pela Secretaria de Fazenda. Após uma parada técnica, necessária para que fosse realizada a migração de todos os dados para a entrada em operação do novo sistema de emissão de NFS-e, o sistema já opera normalmente.

Conforme a Secretaria da Fazenda, os dados cadastrados até dia 25 de novembro devem estar disponíveis para as empresas do município no novo sistema. Assim como anteriormente, o acesso ao novo sistema se dá através de um link na área de Acesso Rápido no site da Prefeitura. O manual do usuário também estará disponível na tela de acesso.

Porém, durante o período de adaptação das empresas ao novo sistema já surgiram várias dúvidas, e alguns usuários já relataram dificuldades em acessar o sistema. Para muitos, a impossibilidade de emitir as notas fiscais implica em atrasos no faturamento do mês de suas empresas.

Para amenizar os efeitos do problema e sanar as possíveis dúvidas dos usuários do novo sistema, a Prefeitura de Sapiranga está mantendo canal com as empresas para esclarecimentos através do telefone (51) 3599-9500, ramais 248 e 264, ou pelo email iss@sapiranga.rs.gov.br.

ASCONTÁBIL comenta

– A contadora Ane Dapper, da Associação dos Contabilistas de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, comenta que com o novo sistema, alguns ajustes estão sendo feitos para que a emissão de notas seja possível. “A Prefeitura tem atendido todos prontamente. Nós entramos em contato para avisar que não estávamos conseguindo acessar o sistema e eles logo nos ofereceram suporte”, diz Ane, que explica o por que dos problemas causados pela troca de sistema. “O que aconteceu foi uma incompatibilidade com a Receita Federal, que fez várias mudanças em seu sistema – eles fizeram algumas atualizações, sem comunicar isso a ninguém. Então, é preciso ajustar essas informações, alinhar o que a Prefeitura tem e o que a Receita Federal tem, para que a emissão das notas saia de forma correta”, esclarece a contadora.

- Conforme Ane, o novo sistema trará benefícios para as empresas sapiranguenses. “Ele dará uma maior transparência. As empresas estarão cadastradas na Prefeitura de acordo com a atividade que realmente exercem, através de um cadastro mais ágil e eficiente. Teremos um quadro atualizado das empresas que as pessoas mantêm em Sapiranga, com todas as atividades exercidas por elas”.

– A Prefeitura está organizando um plantão até dia 18, durante os finais de semana e após o horário de expediente durante o período de implantação, através do e-mail plantaonfse@sapiranga.rs.gov.br, para esclarecimentos.
Quer ler o restante desta notícia? Assine a edição impressa do Jornal Repercussão. Ligue para: (51) 3064-2664