Prefeitura promoveu palestra sobre geração de renda e empreendedorismo

Campo Bom – Potencializar o protagonismo e autonomia das famílias e da comunidade, através da realização de oficinas e palestras, que auxiliem na aquisição de conhecimento e na adoção de práticas que promovam e emancipação dos usuários dos Cras Centro, Cras Grande Operária e do Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU). Com esse objetivo, a Administração Municipal promoveu a oficina de Geração de Renda e Empreendedorismo através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh), com apoio da Universidade Feevale.

A oficina foi realizada na tarde da quarta-feira, 3, no auditório CEU, com o tema gestão de negócios e empreendedorismo, ministrada pelo professor Reinaldo Hendges, da Universidade Feevale. A oficina foi oferecida para as mulheres que participam da oficina de artesanato do espaço do CEU, bem como dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que pretendem criar uma Associação ou Microempresas individuais e manter-se da venda do artesanato, criando sua marca e a palestra ajudando adquirir conhecimento sobre estratégias de venda e divulgação dos produtos.

Projeto Alinhavando o Futuro

Quinzenalmente no Cras da Grande Operária, sempre às quartas-feiras, são ensinadas técnicas de corte e costura e sobre como utilizá-las para a produção de roupas e outros acessórios que integram o enxoval do bebê, bem como a produção de roupas na primeira infância, fazendo com que essas mulheres sejam produtoras daquilo que necessitam. Ao mesmo tempo, um trabalho é desenvolvido junto as crianças (filhos das participantes do grupo) com atividades para fortalecer vínculos e prevenir ocorrência de situações de exclusão social e de risco. O curso é ministrado por uma voluntária artesã com conhecimento de corte e costura, uma professora de educação física, uma assistente social e uma estagiária de psicologia.

A oficina conta com turmas de no máximo 15 integrantes. As integrantes estão aprendem inicialmente pontos básicos de costura, costura de bainha, prega de botões e zíperes, fazer caseado, fazer moldes de roupas, cortar moldes em tecidos, entre outras técnicas. Utilizando a técnica de corte e costura serão produzidas roupas e kits infantis para crianças na primeira infância, composto das seguintes peças desde lençol, edredom, coeiro, fraldas de pano, até conjunto de pijama.

Fonte: PMCB
Fotos: Fernanda Hescher