Prefeitura de Sapiranga possui acordo com dono de casa no Travessão Ferrabraz

Endereço mencionado na reportagem está situado em ponto do travessão já no bairro Centenário Foto: Fábio Radke

Sapiranga – O Travessão Ferrabraz, via que faz um verdadeiro elo de ligação de diferentes pontos de Sapiranga, já chegou ao bairro Centenário, onde um trecho em especial chama a atenção dos motoristas. A existência de uma residência, próxima à rótula junto à rua Kraemer-Eck, ainda deixa um pequeno trecho somente com chão batido e com pista reduzida.

Segundo o secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade Urbana de Sapiranga, Carlos Maurício Regla, o referido trecho será concluído com a concordância do morador da residência. “Estamos acordados com o morador para mexer no muro de sua propriedade e alargar a via. Para fazer a largura correta da pista teria que desmanchar a casa, e o custo da desapropriação seria muito alto agora para o município. Estamos tratando um termo de compromisso entre a Prefeitura e o munícipe (proprietário da área), no qual nos comprometemos em arrumar o acesso, portões e muro da propriedade”, explica.

Ainda segundo Regla, “a intervenção no endereço possibilitará que a via tenha uma largura suficiente para a passagem de veículos. Mas, não terá os 9 a 10 metros que tem hoje ao longo da Travessão. Isso ficará para uma segunda etapa devido a contrapartida estar no limite”, acrescenta. Em razão do trecho ser mais estreito, existe a previsão de instalação de sinalização diferenciada para controle de velocidade.

Financiamento pelo Avançar Cidades não contempla nenhuma desapropriação

Segundo o secretário, o financiamento pelo Avançar Cidades não contemplava nenhum tipo de desapropriação no programa. “Então teria que ser dos cofres da Prefeitura para pagar esse trecho (do terreno do proprietário). Considerando a maneira como deveria ser executada a obra, seria necessário desmanchar a metade da residência, o que era inviável. O Município resolverá o quanto antes com o morador, para que no futuro o trecho seja alargado”, disse. O morador não foi localizado em casa pela reportagem para comentar o acordo.

Sobre o Travessão Ferrabraz
A Travessão Ferrabraz possui em torno de 5 quilômetros de extensão e corta a cidade desde a estrada Kraemer-Eck até a Rua Major Bento Alves, que já recebeu pavimentação anteriormente. A perimetral liga hoje a zona norte de Sapiranga, de oeste a leste, do bairro Centenário ao Voo Livre. Já foram investidos mais de R$ 13 milhões somente nesta obra. O valor da obra no trecho final, no bairro Centenário, é de mais de R$ 4 milhões, utilizando recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (Programa Pró-Transporte – Avançar Cidades).