Prefeitura orienta quanto ao uso racional da água em Sapiranga

Foto: Bruna de Bem/Departamento de Comunicação

Sapiranga – A Administração Municipal orienta a comunidade sobre o uso racional da água. Mesmo com as chuvas dos últimos dias, ainda não foram suficientes para cessar a estiagem que afeta todo o estado.

Conforme o secretário de Planejamento e Habitação, Carlos Maurício Regla, o município mantém contato direto com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo abastecimento de água na cidade. “É importante que cada pessoa em sua casa, se atente ao desperdício de água a fim de que se evite a falta de abastecimento na nossa cidade”, explicou.

Bacias hidrográficas em situação de alerta

Sapiranga fica localizada em duas bacias hidrográficas: Rio dos Sinos e Rio Caí. O baixo nível dessas duas bacias fez com que elas entrassem em estado de alerta pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A situação foi agravada pela estiagem, somada as altas temperaturas, o que leva a dificuldade de captação das águas nos reservatórios.

Ao norte do município, que compreende a Área de Relevante Interesse Ecológico do Morro Ferrabraz, são encontrados importantes afluentes do Rio Caí. A região é conhecida por abrigar balneários nas margens desses arroios, muitos deles com cascatas que atualmente estão com vazões visivelmente baixas. Ao centro e sul do município, onde está a zona urbana, está inserida a bacia do Rio dos Sinos. Os sinais da estiagem já são visíveis nos afluentes e no rio, onde já podem ser vistos sedimentos de seu leito, que em Sapiranga, fica localizado ao extremo sul, na Praia Dourada.

De acordo com previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), o fenômeno La Niña estará atuante na região até pelo menos o mês de fevereiro, intensificando a estiagem. Conforme o secretário Municipal de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Ederson André Klein, a situação atual é preocupante. “Tendo em vista que o abastecimento de água para a zona urbana de Sapiranga se dá através da captação direta no Rio dos Sinos, no município vizinho de Campo Bom, onde o nível do rio está igualmente baixo, devemos manter o alerta para o consumo excessivo de água na área urbana e para a preservação dos cursos hídricos e mata ciliar na zona rural da cidade”, salientou.

Confira dicas para o consumo consciente desse recurso natural:

Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por hora, já uma mangueira aberta por 15 minutos, consome 280 litros de água.

– Não lave calçadas ou o pátio com mangueiras;

– Reutilize a água da máquina de lavar roupas e louças;

– Faça a captação de água da chuva para uso secundário;

– Evite regar flores e árvores com o uso de mangueiras;

– Lave o carro utilizando balde;

– Não tome banhos demorados;

– Desligue a torneira quando estiver lavando louça, roupa ou escovando os dentes.

Fonte: Prefeitura de Sapiranga