Prefeitura inaugura, junto da comunidade, o novo prédio do Cras e do Creas de Campo Bom

Campo Bom – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Campo Bom, contam agora com uma nova estrutura que oferece mais qualidade no atendimento, mais acessibilidade e mais conforto para os usuários. O prefeito Luciano Orsi e o secretário Municipal do Desenvolvimento Social e Habitação, Eduardo Assmann, acompanhados de diversas autoridades, da comunidade e de usuários dos dois serviços, inauguraram na tarde de quinta-feira, 13, o novo espaço. O prédio conta com cerca de 1.300m² de área construída e mais de 1.000m² de área externa, e fica localizado na rua Rui Barbosa, 197, Centro.

Segundo Orsi, a ação faz parte do projeto Avança Campo Bom, como um dos itens do programa Campo Bom Vivendo Melhor. “Esses dois serviços, fundamentais para a comunidade, se encontram agora num prédio totalmente adaptado, de forma a proporcionar a integração social, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários com foco principal em famílias que necessitam da Assistência Social, seja por dificuldades financeiras, sociais ou emocionais. Outro destaque é que o valor da locação do novo prédio é inferior a soma do valor pago pela locação dos dois espaços que eram utilizados anteriormente para abrigar estes serviços, gerando assim, além de qualidade de atendimento, economia aos cofres públicos”, destacou o prefeito.

Felicidade do usuário é percebida

“É possível perceber na expressão de usuários e dos servidores a felicidade de poder contar com esse novo espaço, uma fora de proporcionar bem-estar social, fortalecer o sentimento de pertencimento e promover a valorização das pessoas da comunidade”, define Assmann.

O espaço onde está localizado o Cras conta com 15 salas individuais que garantem mais privacidade, auditório para eventos e palestras. Ainda banheiros acessíveis e trocador. É no Cras que a população tem acesso a benefícios, programas, políticas públicas e direitos previstos na Constituição Federal. Os encontros são semanais, onde são desenvolvidas atividades físicas, de música, dança, teatro, cidadania e trabalhos manuais entre outros, através de uma equipe interdisciplinar. As famílias também podem procurar o Cras e fazerem seu registro no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. As unidades oferecem ainda o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), iniciativa que engloba ações como visitas domiciliares, orientações e encaminhamento a outros serviços do governo como os de saúde e educação. São atendidas, em média, 700 famílias por mês e são liberados cerca de 150 benefícios eventuais no mês.

Creas atende situações de maus tratos

Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade que atende indivíduos e famílias que se encontram em situação de violação de direitos em decorrência de maus tratos, negligência, abandono, discriminação, entre outros. Cerca de 250 pessoas são atendidas por mês no Creas, por uma equipe multiprofissional articulada com a rede socioassistencial e o sistema de garantia de direitos como Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho Tutelar. Dentre os objetivos está assegurar proteção social especial com atendimento técnico multiprofissional às pessoas em situação de violência, visando sua integridade física, mental e social. O Creas está localizado junto ao Cras mas com entradas distintas. O espaço destinado ao Creas conta com nove salas, banheiro privado e e refeitório.

Fotos: Eder Zucolotto