Prefeitura fortalece combate à violência contra a mulher em Campo Bom

Campo Bom – Como parte do Comitê Intermunicipal de Fortalecimento da Rede de Políticas para Mulheres do RS, Campo Bom participou de seminário em Caxias do Sul para debater estratégias de combate à violência contra a mulher.

 

Desde junho de 2021, os municípios gaúchos do comitê discutem iniciativas e estratégias para o enfrentamento e a prevenção da violência doméstica. Campo Bom ingressou no grupo em abril e o seminário, desta vez, teve como objetivo o compartilhamento de experiências exitosas e a coleta de informações para fortalecer a pauta no município.

Para a primeira-dama Kátia Orsi, que fez parte da delegação campo-bonense que foi até Caxias, o encontro serviu para mostrar que, aqui, estamos no rumo certo para combater a violência contra a mulher. “Os relatos são positivos sobre a atuação da Prefeitura, porque conseguimos avançar muito em pouco tempo, e com ações concretas, onde antes não existiam projetos visando às mulheres em situação de vulnerabilidade. Nossos trabalhos são focados na redução dos índices da violência contra a mulher no município, juntamente com o Poder Judiciário e Polícia Civil”, observa.

Desde 2017, primeiro ano da gestão do prefeito Luciano Orsi, Campo Bom criou, em 2018, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e trabalhou pela instalação, em 2020, da Sala das Margaridas dentro da Delegacia local de Polícia Civil. O espaço foi apenas o 10º do RS e tem o propósito de acolhimento e atendimento humanizado das mulheres no ato da denúncia.

Pelos esforços empregados no combate à violência contra a mulher, Campo Bom foi recentemente cadastrado na Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do governo federal, como referência para atendimento às vítimas. Em pauta, agora, está a implantação de grupos reflexivos de gênero para agressores.

Além da primeira-dama, participaram do seminário a presidente do CMDM, Lúcia Cristovam; Susete Rodrigues, também conselheira do CMDM e representante da União das Associações de Bairros e Vilas (UABV) de Campo Bom, e mais representantes da Administração Municipal: a coordenadora da Divisão de Assistência Social, Luciane Taufer; a técnica de referência da SMDSH, Ione G. Pedde; a coordenadora do Creas, Aline Grün; a psicóloga Isabela Fumeo; Anemarie Kirsh, da Secretaria de Saúde; a guarda municipal Helena Venzke e a fiscal de trânsito Letícia Machado.

Por Prefeitura de Campo Bom