Prefeitura divulga decreto com os novos protocolos em Sapiranga

Sapiranga – A Prefeitura divulgou no início da noite desta quinta-feira, dia 20, os novos protocolos, que foram definidos de forma majoritária em reunião dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).

As regras integram o novo modelo dos 3As, apresentado pelo governo do estado no dia 14 de maio. O novo sistema prevê a criação de comitês regionais que devem responder ao GT Saúde. O governo seguirá acompanhando os indicadores diariamente e, a qualquer momento, poderá tomar uma das três medidas do sistema: Aviso, Alerta e Ação.

REGRA GERAL – As atividades podem funcionar até as 23h em todos os dias da semana.

MERCADOS – Ambiente aberto 1 pessoa cada 4 metros quadrados de área útil; ambiente fechado 1 pessoa a cada 6 metros quadrados de área útil; definição e respeito de fluxos de entrada e saída de pessoas para evitar aglomeração; demarcação visual no chão de distanciamento de 1 metro nas filas e ocupação intercalada das cadeiras de espera; distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quando aplicável.

SAÚDE E FARMÁCIAS – Ambiente aberto 1 pessoa cada 2 metros quadrados de área útil; ambiente fechado 1 pessoa a cada 4 metros quadrados de área útil; definição e respeito de fluxos de entrada e saída de pessoas para evitar aglomeração; demarcação visual no chão de distanciamento de 1 metro nas filas e ocupação intercalada das cadeiras de espera; distribuição de senhas, agendamento ou alternativas para evitar aglomeração, quando aplicável.

SERVIÇOS DE HIGIENE PESSOA (cabeleireiro, barbeiro, estética) – Ambiente fechado 1 pessoa a cada 4 metros quadrados de área útil; distanciamento de 2 metros entre postos de atendimentos (cadeiras, poltronas ou similares).

ACADEMIA E SIMILARES – Presença obrigatória de um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Educação Física por estabelecimento (exceto quadra esportiva); Ambiente aberto 1 pessoa cada 8 metros quadrados de área útil; ambiente fechado 1 pessoa a cada 16 metros quadrados de área útil.

JOGOS DE FUTEBOL E CAMPEONATO – Necessitam autorização prévia dos municípios sedes; esportes coletivos com agendamento e intervalo de 30 minutos entre jogos para evitar aglomerações na entrada e saída e permitir higienização; distanciamento mínimo de 2 metros entre atletas durante as atividades; obrigatório o uso de máscara  durante a atividade física, salvo exceções regulamentadas por portarias da SES; vedado áreas comuns não relacionadas à prática de atividades físicas (churrasqueiras, bares, vestiários….).

BARES, LANCHONETES E RESTAURANTES – Ocupação máximo de 40% da lotação; apenas clientes sentados e em grupos de até 5 pessoas. vedada música ao vivo ou alta que prejudique a comunicação entre clientes; vedada a realização de eventos tipo “happy hour”.

MISSAS E SERVIÇOS RELIGIOSOS – Ocupação máxima de 50% das cadeiras.

As prefeituras de Campo Bom e Nova Hartz também publicaram seus decretos nesta quinta e seguem os protocolos conforme decidido pela maioria dos prefeitos da associação.