Prefeitura de Sapiranga realiza capacitação do Ecossistema de Inovação Municipal

Divulgação/Prefeitura de Sapiranga

A Prefeitura de Sapiranga, por meio do Inova Sapiranga (grupo de trabalho de cooperação idealizado pela Prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul), realizará o evento de capacitação Formação do Ecossistema de Inovação Municipal, às 14 horas desta terça-feira 31 de agosto, em formato on-line, para pesquisadores, professores, estudantes, empreendedores, servidores públicos e sociedade civil em geral.

A atividade tem como foco a formulação e participação de processos de inovação no município como forma de desenvolvimento econômico, urbano e social.

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO INOVA
– Promoção de eventos (fóruns, workshops, oficinas) voltadas à inovação
– Estabelecer parcerias e convênios com entidades governamentais, acadêmicas e empresariais em prol do desenvolvimento
– Criação de produtos e serviços inovadores para o público
– Fomentação da inovação nas empresas e criação de uma nova matriz tecnológica
– Estímulo do empreendedorismo municipal
– Execução de políticas para transformar Sapiranga em uma SmartCity (Cidade Inteligente)

INOVA
O Inova Sapiranga surgiu para propor alternativas de modernização e crescimento da cidade em diferentes setores da sociedade sapiranguense. Os trabalhos da cooperação são idealizados e conduzidos pela Prefeitura de Sapiranga, pelo Centro Sinodal de Ensino Duque e também pelo Campus Sapiranga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A ideia principal do Inova Sapiranga, através da cooperação entre as três entidades, é pensar o uso da tecnologia a serviço da comunidade, buscando soluções inovadoras através de pesquisa aplicada e de formação continuada, fomentando o empreendedorismo e a cidadania na Cidade das Rosas.

O projeto tem um grande alcance social, considerando que o Município proporcionará à comunidade oportunidade real de qualificação profissional, além de entregar aos munícipes serviços integrados, eficientes e inovadores, otimizando o investimento e o gasto público. Empresários, instituições de ensino, profissionais liberais, estudantes e toda a comunidade interessada em contribuir para o crescimento da cidade podem colaborar com o Inova Sapiranga.