Prefeitura de Sapiranga promove ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Sapiranga – A Prefeitura de Sapiranga, por meio do Setor de Endemias, responsável pelo controle do vetor do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, Zika, febre amarela e chikungunya) no município, esteve nesta semana visitando os cemitérios da cidade. Na quarta-feira, 3 de janeiro, foram vistoriados os cemitérios do Centro, do Bairro Amaral Ribeiro e o Cemitério Parque Municipal. A ação faz parte do constante trabalho do Município no combate ao mosquito, que nesta época do ano necessita uma atenção especial devido à combinação de clima abafado, com calor e chuvas, o que facilita a proliferação do inseto em locais com água parada e acúmulo de lixo.
No caso do cemitérios, o Setor de Endemias pede que as pessoas troquem os vasos de água com flores naturais por vasos com flores artificiais cheios com areia ou pedras e com furos para escoamento de água. Os vasos com água acabam se tornando espaços para a procriação das larvas do mosquito.

A Secretaria de Saúde pede que neste período de calor e de chuvas de verão, as pessoas redobrem os cuidados com locais que possam facilitar a procriação de larvas do mosquito. No site da Prefeitura são dadas dicas de como evitar a proliferação do mosquito aedes egypti.

ALERTA
O alerta é para a necessidade de que toda a população redobre a responsabilidade com os cuidados para evitar focos com água parada. É preciso manter caixas d’água sempre fechadas, limpar periodicamente as calhas, tratar regularmente as águas de piscinas, eliminar pratos de vasos de flores ou preencher eles com areia, verificar (e evitar) pneus descartados a céu aberto, além de destinar corretamente o lixo doméstico.

A Secretaria de Saúde mantém em alguns domicílios e locais da cidade armadilhas que recebem visitas periódicas de agentes, sendo o trabalho intensificado com vistorias e orientações nas casas a partir de um raio de 300 metros, quando constatado um foco.

Vale o alerta de que os agentes estão uniformizados e identificados, não pedindo o cadastro de qualquer documentação pessoal nas casas visitadas. O morador pode ligar para 3959-1057, ramal 205, para confirmar se a equipe é realmente da Vigilância Sanitária sapiranguense.

A comunidade pode auxiliar a Administração nesta luta contra o inseto e as doenças denunciando locais onde haja possíveis focos do inseto. Basta entrar em contato com a Vigilância de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde através do 3959-1057 ou pelo e-mail dengue@saude.sapiranga.rs.gov.br.

COMO AJUDAR NO COMBATE AO MOSQUITO
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:

Cuidado dentro de casa e aptos;
Cuidados dentro das casas e apartamentos;
Tampe os tonéis e caixas d’água;
Mantenha as calhas sempre limpas;
Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
Mantenha lixeiras bem tampadas;
Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
area externa;
Área externa de casas e condomínios;
Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
Limpe ralos e canaletas externas;
Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Prevenção/Proteção
Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação
Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

Fonte e foto: Prefeitura Municipal de Sapiranga