Prefeitura de Sapiranga instala câmeras de vigilância no Parque do Imigrante

 Sapiranga – Para dar mais segurança aos frequentadores do Parque Municipal do Imigrante, a Prefeitura de Sapiranga realizou nesta semana a instalação de câmeras de vigilância no local.
Os equipamentos visam principalmente monitorar os acessos ao Parque. Os portões principais ficam na Av. Mauá e também há o acesso pela Av. 20 de setembro. O acompanhamento das imagens será feito pela equipe de vigias do local, facilitando esse trabalho. O Parcão, como também é conhecido, está aberto para visitação todos os dias e recebe atividades importantes para o turismo na cidade, como competições de skate, feiras, shows e a Festa das Rosas.

Inicialmente, são oito equipamentos instalados e um dos objetivos é conter atos de vandalismo que se tornaram frequentes no local, como roubo de fiação e depredação das instalações. A área total do Parque do Imigrante é de 10 hectares, incluindo uma grande área de mata nativa preservada e várias instalações como pista atlética, pavilhões de eventos, pistas de skate, quadra de esportes, banheiros e a Casa do Imigrante.
A instalação dos equipamentos se deu via contrato emergencial. O investimento é de R$ 15.667,00.

Preservar as instalações do parque
A prefeita Carina Nath (Progressistas) destaca um dos objetivos da medida, que é coibir os sinistros. “Como a nossa área é muito grande, as câmeras vão facilitar esse monitoramento e tentar evitar qualquer tipo de sinistro que ocorra aqui dentro, como o roubo de fiação, que tem sido uma frequente e também para a segurança das pessoas que utilizam aqui o Parque”.

Segurança para a noite
Desde o início do ano, o Parque do Imigrante está aberto a partir das 5 da manhã até às 21 horas. O horário é atrativo para quem pratica exercícios depois do expediente. “A instalação também foi uma demanda principalmente da comunidade desportiva, que utiliza essa área do parque, a pista, para uma maior segurança na prática das atividades. Os visitantes também serão beneficiados por essa medida. As câmeras representam um maior cuidado com o frequentador desse ponto que é tão importante pra cidade”, comenta a Roberta Rothen.