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Prefeitura de Sapiranga implanta novo sistema para agilizar atendimento


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Sapiranga –  A Prefeitura de Sapiranga implantou na segunda-feira, 21, o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), que visa auxiliar e agilizar o atendimento na prefeitura, além de modernizá-lo.

Nos três primeiros dias de testes, mais de 800 pessoas foram atendidas pelo sistema. O novo sistema qualifica o atendimento e os serviços, melhorando a gestão municipal, além de dar um diagnóstico do atendimento.



Prefeita fala sobre implantação

A prefeita de Sapiranga, Corinha Molling afirma que a implantação deste sistema, bem como outras ações da administração, visam melhorar a qualidade de vida dos sapiranguenses.

“Investimos em novas soluções tecnológicas para melhor atender a comunidade, além de facilitar os serviços. Realizamos ações que buscam utilizar a tecnologia em benefício da comunidade”.

A prefeita explica também que a implantação do novo sistema foi realizado pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação), que utilizou um software livre adequado às necessidades da Prefeitura. “Hoje contamos com um Departamento de TI bem estruturado e eficaz, com profissionais qualificados e que desenvolvem muitas ações tecnológicas para nosso Município”, destacou.

A secretária municipal de Administração, Carina Nath, destaca que esse novo serviço agilizará o atendimento e trará mais resolutividade nas demandas. “Antes as pessoas tinham que retirar uma ficha, fazer um protocolo para depois ser encaminhado ao setor que desejava. Agora, o contribuinte retira uma senha no Totem digital e já é direcionado para o setor e o andar do prédio. Isso reduz o tempo e aumenta a qualidade dos serviços. Queremos que o contribuinte saia daqui satisfeito”, comenta.


Atendimento simples e direto

Com a nova forma de atendimento, ao chegar na Prefeitura o cidadão deve retirar uma senha no Totem digital que está no saguão. No Totem é possível verificar qual departamento deseja atendimento (Protocolo Geral, Dívida Ativa, Tesouraria, Incentivo Empresarial, Cadastro Imobiliário, ISS, Rede Sim/MEI, Turismo, Planejamento ou Gabinete). Após, é gerada uma senha, indicando também o local que o contribuinte deve esperar o atendimento (se no primeiro, segundo ou terceiro piso).

Ao se dirigir ao local de atendimento indicado, o munícipe deve aguardar sua senha ser chamada no televisor que está disponível em cada andar. Essa nova forma de atendimento, além de ser mais simples e resolutiva, dá também um diagnóstico dos atendimentos realizados, ou seja, quanto tempo cada morador esperou para ser chamado, quais foram os setores mais utilizados, em quanto tempo foi realizado o serviço e qual foi a demanda do dia.

Três primeiros dias geraram mais de 879 atendimentos

Da última segunda-feira, 21, até o fechamento às 17h30 da quarta-feira, 23, foram atendidas 879 pessoas. O maior número de atendimento foi registrado no Cadastro Imobiliário (409), que até o dia 8 de fevereiro realizará um serviço especial de esclarecimento da segunda etapa de recadastramento imobiliário.

Os demais departamentos registraram os seguintes números: Protocolo Geral (181); Rede Sim/MEI (114); Dívida Ativa (97); Planejamento (32); Gabinete (26); ISS (08), Tesouraria (08) e Incentivo Empresarial (04).

Fonte: Departamento de Comunicação PMS

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