Prefeitura de Sapiranga entre os melhores clientes para negociação

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Sapiranga –  Entre vários estigmas, que o serviço público enfrenta, existe o relacionado a não ser um bom pagador de serviços prestados ou na compra de produtos. A parte burocrática afugenta fornecedores que acreditam não ser um bom negócio vender para uma prefeitura.

 

Sapiranga, no entanto, vai de encontro a essa teoria. Em recente pesquisa realizada pelo Sebrae foi apontado o índice de 88,2% de satisfação com o atendimento do Departamento de Compras e Licitações da Prefeitura de Sapiranga. A pesquisa mostrou ainda que 50% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos com a relação de negócios.
Esse é um dado importante pois fortalece também o trabalho realizado pela Secretaria de Administração Fazendária, que busca melhorar os processos e sempre facilitar a forma de negociação e pagamentos com os fornecedores, “Começamos a nos perguntar, porque que ele (o micro e pequeno empresário) não participa nas nossas licitações, cotações, e por isso estamos procurando também melhorar esse ponto, em questão de sistema”, salienta a secretária de Administração Fazendária Simone Melo.
Outro ponto importante destacado pela pesquisa entre os atuais fornecedores é que 88,5% dos respondentes afirmaram que recebem, no máximo, em até 30 dias a partir da apresentação da nota fiscal, sendo que 23,5% dos respondentes afirmaram que recebem em até 10 dias, o que é um prazo excelente para este tipo de negociação envolvendo empenhos e cotações. No quesito domicílio, dos atuais fornecedores, 85,3% são empresas com base em Sapiranga, sendo 55,9 Microempresas (ME), 26,5% Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 8,8% Microempreendedores Individuais (MEI). E o objetivo da Secretaria é cada vez mais firmar parceria com as empresas locais.

 

Plano de Compras Anual e Cartilha para fornecedores

Uma das próximas ações, visando apresentar a prefeitura como um cliente em potencial para os fornecedores da cidade será o lançamento do Plano de Compras Anual. Esse documento é uma exigência da nova lei de licitações e ajuda a estreitar a relação entre fornecedores e poder público, sempre aliado à regularização de processos. Entre as características está um calendário para a abertura de licitações, por exemplo, em determinado mês será definido que haverá abertura de licitações para medicamentos, em outro mês serão os alimentos, e assim por diante.
“Estamos elaborando, juntamente com o Sebrae, uma cartilha sobre como vender para o município de Sapiranga, e queremos apresentá-la aos empreendedores locais juntamente com o novo plano de contas”, revela a secretária Simone.

 

Pagamento à vista em 10 dias

“Difícil ter uma empresa, um cliente, dentro do município que compre mais do que nós, são medicamentos, roupas, uniformes, é muito diverso e, muitas vezes, tem os fornecedores dentro do município que podem nos fornecer mas não nos veem como um bom cliente. Pagamos de 10 a 30 dias e à vista. Claro que todas as certidões da empresa devem estar em dia, para que o processo siga esse prazo médio”, orienta a secretária de Administração Fazendária.