Prefeitura de Sapiranga dá ordem de início para retomada das obras em escola no Centenário

Limpeza do pátio já está em andamento nas obras da nova escola sapiranguense - Foto: Henrique Ternus

Sapiranga – As obras na escola do bairro Centenário estão prestes a serem retomadas. Segundo a prefeitura de Sapiranga, foi dada a ordem de início e já foram realizadas visitas com os fiscais. Segundo o secretário de Planejamento, Carlos Maurício Regla, a empresa está se organizando para a retomada dos trabalhos. O secretário, entretanto, não soube indicar uma data de quando os trabalhos devem ser reiniciados, nem quando as obras devem ser concluídas.

Regla explica que 95% da obra já está concluída, e, para finalizar tudo na escola de educação infantil Letrinhas Mágicas, serão investidos R$ 139.769,48 de recursos próprios do município. “Ainda faltam os fechamentos em alvenaria, pavimentação externa, rodapés, colocação de grama, cabeamento de rede lógica e elétrico, colocação de antenas, pintura e limpeza em geral”, detalhou o secretário.

Por que a obra está demorando para sair?

Localizada na rua Afonso Lauer, no bairro Centenário, as obras da nova escolinha começaram no segundo semestre de 2016, com terraplanagem e nivelamento do terreno, realizado pelo Município, e o início da construção, pela empresa contratada, em janeiro de 2017. A EMEI tem financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Governo Federal, com contrapartida do município. No total, foram investidos mais de 2 milhões de reais na construção. “Devido a várias paralisações por falta de recursos enviados pelo FNDE, encontramos problemas que foram resolvidos. Quando o recurso foi enviado, os insumos já estavam bem mais caros”, explica o secretário Regla.

A Letrinhas Mágicas será a 16ª escola de educação infantil do município e terá capacidade para receber 188 alunos de forma integral ou 376 em dois turnos (manhã e tarde), atendendo crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. O espaço será composto por dois blocos, contendo salas de aula, salas multiuso, áreas administrativas, banheiros, berçários, cozinha, lavanderia, refeitório, depósito, um pátio coberto e playground.

Investimento nas crianças

A secretária de Educação de Sapiranga, Cláudia Kichler, destaca que a escola atenderá prioritariamente a demanda do próprio bairro Centenário, que possui atualmente apenas uma escola de Educação Infantil para atender toda aquela comunidade. “Com esta obra, estamos investindo na nossa Educação Infantil, atendendo a demanda existente na etapa Creche. Considerando que cada vez mais o crescente aumento de crianças na cidade”, afirma a secretária.

Cláudia ressalta os espaços da nova escola, com destaque para as áreas de recreação das crianças. Na Letrinhas Mágicas, haverá um pátio coberto, que será um espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias. Haverá também um playground, um espaço não coberto destinado à instalação dos brinquedos infantis, de acordo com a secretária de educação.