Prefeitura de Sapiranga, buscando reduzir gastos, decide cancelar desfile de Carnaval deste ano

Sapiranga – Dentro da linha de austeridade econômica adotada pela prefeita Corinha Molling neste início de segundo mandato, foi confirmada a decisão de não realização do desfile de carnaval deste ano, sendo que a verba será redirecionada para a área de Educação. O corte significa uma economia de mais de R$ 130 mil para o Município, entre investimentos na infraestrutura do desfile e realização da festa. “Entendemos a importância da festa popular, mas temos que adequar nossas finanças ao atual momento econômico. No nosso primeiro mandato fizemos um esforço para manter o desfile em todos os anos, principalmente nos dois últimos anos, mas neste momento, em que estamos inclusive reduzindo secretarias e cargos na Prefeitura, é necessário que se adote esta medida. Esta verba será revertida para melhoria de escola municipal”, destaca a prefeita Corinha.

A Prefeitura também deve reduzir gastos com a festa de aniversário da cidade (Sapiranga comemora 62 anos no dia 28 de fevereiro), tornando-a mais enxuta, oferecendo serviços gratuitos de utilidade pública, com espaços para atendimentos e esclarecimentos à comunidade, além de show-baile no palco popular do Parque Municipal do Imigrante. “Vamos fazer a festa, principal data da cidade que marca a conquista de nossa emancipação, mas dentro de uma linha de gastos minimizados. Mesmo sabendo que é justo dar à população momentos de lazer – e as nossas festas, sempre atrativas e bem organizadas, também têm atraído turistas à cidade – , é preciso ser responsável com os gastos.” A festa de aniversário de Sapiranga deve ocorrer no dia 5 de março, domingo, no Parque Municipal do Imigrante.

Contraponto da Unidos de Sapiranga

Por outro lado, de acordo com Valter Pereira, presidente da Escola Unidos de Sapiranga, a intenção é que Sapiranga tenha, sim, carnaval neste ano. “Não estávamos sabendo da decisão da Prefeitura, até este momento. Mas pretendemos seguir em frente com o carnaval, no dia 27 de fevereiro. Estamos trabalhando há muito tempo nos preparativos para o evento, e vamos seguir em frente mesmo sem o repasse”. Ele ressalta que o ensaio da escola de samba, que estava marcado para ocorrer neste sábado (14), às 20h no Parque do Imigrante, está mantido, assim como a escolha da Rainha da Unidos, que deve ocorrer no sábado do dia 21, também às 20h, no Parque.

Crédito: Prefeitura Municipal de Sapiranga