Prefeitura de Sapiranga amplia leitos ambulatoriais de isolamento Covid-19

Por Prefeitura de Sapiranga

Sapiranga – A Prefeitura Municipal de Sapiranga adquiriu cinco novos leitos ambulatoriais de isolamento para o Hospital Sapiranga. Os leitos serão utilizados por pacientes contagiados pelo novo coronavírus. A prefeita Corinha Molling, recebeu em seu gabinete, na tarde de quarta-feira, 29, a secretária municipal de Saúde, Janete Hess, no anúncio da aquisição dos leitos. “Devido ao aumento do número de casos positivos de coronavírus em Sapiranga, além da ocupação de leitos estar em 100% nas últimas semanas, nos dez leitos de isolamento existentes credenciados pelo Ministério da Saúde, vimos a necessidade de ampliar o número de leitos ambulatoriais de isolamento”, frisou Corinha.

Já a secretária Janete destacou a importância dos novos leitos para enfrentar a pandemia “uma vez que a emergência do hospital tem estado com seus leitos ocupados com pacientes suspeitos ou confirmados, aguardando leito de andar”.

O investimento será conforme comprovação dos serviços prestados em diárias, não podendo ultrapassar o número máximo de 150 diárias no mês. O valor proposto para a diária é de R$ 470,00, chegando até o valor máximo de R$ 70.500,00, a contar do dia 1.º de agosto.

Tomografia

O Município também comprou 50 exames mensais de tomografia de tórax sem contrastes realizados mediante indicação médica em pacientes suspeitos de Covid-19 que se encontram na emergência do Hospital Sapiranga. A previsão de realização do serviço e para os meses de agosto, setembro e outubro deste ano, ou enquanto perdurar a pandemia.

De acordo com Secretaria de Saúde, diante de um exame de imagem sugestivo para pneumonia por Covid-19, por exemplo, pode auxiliar na escolha dos pacientes que farão uso desses recursos escassos por terem maior chance de estarem infectados. Já um exame de TC sem alterações sugestivas pode ajudar na seleção daqueles pacientes com menor chance de apresentar Covid-19, em que poderiam ser otimizados os testes de PCR, isolamento e hospitalização.