Prefeitura de Sapiranga amplia Central de Monitoramento Covid-19

Foto: Departamento de Comunicação da Prefeitura

Sapiranga – Acompanhar o estado de saúde dos pacientes hospitalizados e monitorar as pessoas que receberam atendimento médico, tanto na rede pública do município quanto em instituições privadas de saúde. Essas são algumas das principais ações da Central de Monitoramento Covid-19 de Sapiranga, que está operando com uma equipe de 11 pessoas, todas elas atuantes na Secretaria Municipal de Saúde.

Esse monitoramento é feito através do WhatsApp e do telefone, números (51) 98414-6237, (51) 98480-1365 e (51) 98440-0116. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30.

Além disso, a Central Covid preocupa-se também em esclarecer eventuais dúvidas que a população tenha, verificar o quadro clínico do paciente, informar a respeito da evolução ou término dos sintomas, comunicar ao cidadão o resultado de seu teste e informar a Secretaria de Saúde caso outra pessoa do grupo familiar também venha a apresentar sintomas no mesmo período.

Testes de Covid

Outra iniciativa é o envio das amostras do teste RT-PCR que são coletadas no Centro de Referências de Síndromes Gripais, UPA 24H e Unidades de Saúde. As amostras dos testes RT-PCR são trazidas diariamente por um motorista da Secretaria Municipal de Saúde e, após o recebimento, elas são cadastradas no sistema GAL (Gerenciamento de Ambiente Laboratorial) do Estado do Rio Grande do Sul. Depois desse processo, a Central as envia ao Laboratório Feevale e ao LACEN, que é o laboratório do Estado, no qual as amostras são distribuídas entre a 1ª CRS e o Projeto Testar.

Boletins diários

A elaboração e divulgação do boletim epidemiológico diário na página do Facebook da Secretaria Municipal de Saúde também é feita pela Central Covid. Além de todas essas operações, a equipe também monitora os resultados das amostras enviadas aos laboratórios, realiza o cadastro de cada paciente no sistema do E-SUS e atualiza o site de consulta do resultado do exame, informando à pessoa se o vírus foi detectado ou não pelo teste.

Fonte:  Departamento de Comunicação da Prefeitura