Prefeitura de Campo Bom se prepara para comemorar a Semana da Pátria de forma remota

Nadine Funck/PMCB

Campo Bom – Com a temática #solidariedadecontagia, as atividades comemorativas da Semana da Pátria, desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom, neste ano tiveram adaptações em decorrência da pandemia do coronavírus. Os estudantes da rede pública de ensino receberão vídeos e materiais pedagógicos.

 

Um deles é a contação da história “Imperatriz Leopoldina e a independência do Brasil”, que foi gravado na terça-feira (25), na Biblioteca Pública Municipal, e está prevista para ser disponibilizada aos alunos no dia 1º de setembro.

 

A coordenadora geral de Educação municipal, Márcia Tornin, afirma que a história fortalecerá a força feminina, pois mostra a independência da república pelos olhos da Imperatriz Leopoldina. A contação foi realizada e sugerida pela contista Vitória Wingert, que contou com a participação da também contista Janir Nardi como Leopoldina. “Na semana da Pátria a gente trabalha muito a questão do Dom Pedro I e da figura do homem, mas, na verdade, quem fez todo o trâmite legal da proclamação da independência foi a esposa dele, a Imperatriz Leopoldina. Então nós contamos a história da independência pela perspectiva dela, a partir da biografia”, conta Vitória.

 

Para a diretora de Cultura de Campo Bom, Milene Guedes, ações como essa contribuem para que os alunos se sintam mais próximos das questões históricas do Brasil. “Vai ajudar a criança que está em casa a ter esse contato com a Semana da Pátria, que nos outros anos tinha o costume de ocorrer dentro das escolas. A contação ajuda os estudantes a se conectarem e se identificarem com a história do país, além do resgatar o sentimento de pertencimento. A versão da Leopoldina mostra e fortalece as virtudes da mulher”, diz. Outro conteúdo que será enviado aos estudantes é a apresentação artístico-musical “Hino Nacional Brasileiro” no Complexo CEI. Ela será disponibilizada aos alunos municipais no encerramento das ações comemorativas, no dia 7 de setembro.