Prefeitura de Campo Bom promove qualificação de educadores

Campo Bom – Professores da rede municipal de ensino de Campo Bom participaram na noite desta segunda-feira, 2, no Auditório Marlise Saueressig, do encerramento de mais uma edição do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto assume o compromisso de garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

A formação, realizada pela Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), abrangeu professores do pré-escolar e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de refletir a respeito dos elementos que compõem os processos de ensino e aprendizagem a partir da discussão de temas como oralidade, leitura e escrita no ciclo de alfabetização, Currículo e Avaliação na Educação Infantil.

A qualificação contou com a participação de 68 professores e 12 coordenadores pedagógicos da educação infantil, e ainda  71 professores e 17 coordenadores do ensino fundamental. A instituição formadora dessa edição do PNAIC foi a UFRGS, que capacitou oito formadoras locais (4 do Ensino Fundamental e 4 da Educação Infantil), com atividades presenciais e à distância, totalizando 100 horas de curso, que iniciou em abril para os professores alfabetizadores e da pré-escola da rede municipal e estadual de ensino.

Para a titular da Smec, Simone Schneider, “essa formação tem como proposta subsidiar a prática pedagógica do professor alfabetizador, ampliando seus conhecimentos no que se refere ao processo de letramento e da aquisição da leitura e da escrita. E que o educador assuma um papel de mediador do processo de aprendizagem, buscando novas estratégias de ação que lhe permitam efetivamente alfabetizar e letrar”.