Prefeitura de Campo Bom oferece transporte para pacientes em hemodiálise

Campo Bom – A partir desta semana a Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passará a oferecer transporte para pacientes da cidade que necessitam de hemodiálise. O serviço tem início na terça-feira, 4, beneficiando 17 pacientes que poderão usufruir do transporte todas as manhãs, de segunda à sábado, para se deslocarem de suas residências para a clínica que atende os dialíticos na cidade e para retornarem para casa após o tratamento.

Segundo o prefeito Luciano Orsi, desde o início do ano a nova Administração Municipal procurou formas para poder oferecer o serviço à comunidade. “Abrimos processo licitatório e firmamos contrato com uma empresa terceirizada para poder oferecer este serviço de extrema necessidade para os pacientes. É reconfortante saber que podemos ajudar de alguma forma estas pessoas”, define Orsi.

A titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, destaca que todas as pessoas que necessitavam do serviço tiveram visitas domiciliares e acompanhamento de um assistente social da SMS para determinar a vulnerabilidade social e a necessidade de utilizar o serviço oferecido pela Prefeitura.

Sobre a Hemodiálise

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina. As sessões de hemodiálise são realizadas geralmente em clínicas especializadas ou hospitais.

Fonte/foto: Comunicação/Prefeitura Municipal de Campo Bom