Prefeitura de Campo Bom fará licitação para novo controlador de velocidade

Há poucos dias, estrutura foi retirada da Avenida Brasil, na divisa entre Campo Bom e Novo Hamburgo Foto: Henrique Ternus

Campo Bom – Há cerca de duas semanas, foram retiradas as estruturas do controlador de velocidade que ficava na Avenida Brasil, próximo da divisa de Campo Bom e Novo Hamburgo.

 

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito de Campo Bom, Rosalino Seara, apesar da retirada ter acontecido nestes últimos dias, o equipamento não estava funcionando há bastante tempo, em razão do término do prazo de contrato com a empresa responsável. “Na realidade, o contrato terminou faz mais de ano. O que havia ficado ali era somente a estrutura. As pessoas achavam que como o equipamento permanecia, ele estava funcionando”, disse o secretário.

 

O objetivo da prefeitura, conforme Rosalino, é de que agora, como a empresa retirou o equipamento, “temos que procurar fazer uma licitação para renovar ou ter uma nova empresa. A ideia é manter algo, pois o local exige um cuidado maior em relação à fiscalização”.

 

A prefeitura já recebeu demanda, solicitando a recolocação da Câmara de Vereadores e da própria comunidade. “Já recebemos pedidos sobre isso e estamos providenciado”, contou o secretário.

“Não é apenas fazer um contrato, existe todo um processo para seguir”

O secretário Rosalino reitera que a intenção é colocar “o controlador de velocidade o quanto antes. Nem discutimos a necessidade. No entanto, não é apenas fazer um contrato, existe todo um processo para seguir, com levantamento de empresas, preços e licitação”, disse ele, que ainda não tem uma previsão de valores. “Porém, já conversei com o prefeito (Luciano Orsi) e vamos agilizar isso o quanto antes. É algo importante, mas que requer todo um processo burocrático para seguir antes de sair do papel e ser efetivo na avenida”, completou.

Redução de acidentes no trecho

O controlador de velocidade na Avenida Brasil, quase na divisa com Novo Hamburgo, foi instalado em outubro de 2010. Uma das principais motivações para a implantação do equipamento, há mais de uma década, foi para a redução de acidentes de trânsito, assim como para evitar imprudência de condutores. Em meados de março de 2013, foi divulgado pelo Departamento Municipal de Trânsito, um levantamento e constatou-se uma redução significativa de acidentes, seja com lesões corporais ou danos materiais. A instalação culminou na diminuição de cerca de 90% das ocorrências no primeiro ano e 83% no segundo ano. A velocidade permitida de funcionamento, o controlador flagrou um condutor, com placa de Novo Hamburgo, passando a 147km/h.

O horário de maior fluxo ocorre ao final do dia, entre às 18h e 19h, quando as pessoas estão se deslocando do trabalho ou faculdade.