Prefeitura de Campo Bom decide pela troca na gestão do Hospital Lauro Reus

Foto: Emerson Santos/PMCB

Campo Bom – No final da tarde desta segunda-feira (8) o prefeito Luciano Orsi e a secretária de Saúde Suzana Dambros fizeram um comunicado através das redes sociais informando que o Hospital Lauro Reus será administrado pela Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre.  Conforme a apresentação realizada pelos gestores , a empresa tem boas referências e longo histórico de serviços prestados, com mais de 50 anos de atividade.

A mudança tem caráter emergencial e será feito novo processo licitatório e a partir do encerramento do contrato atual,  são 90 dias de emergencial, podendo ser prorrogado.

Segundo o prefeito Luciano, a mudança deve acontecer já na próxima semana. “Queremos um período de transição com toda a tranquilidade. A empresa  está trazendo equipe para começar a montar a sua filosofia de trabalho a partir do dia 17. Não vamos ficar desassistidos nem no PA nem no Lauro Reus. Com a pandemia, tivemos muitos casos represados e com isso incrementamos procedimentos para colocar em dia essas demandas”, destacou na transmissão.

A secretária Suzana reforçou que a medida acontece, principalmente, para dar um retorno à população. “A população sempre foi exigente e sempre procuramos atender a esses desejos. (…) Não tem ruptura de atendimentos e vai acelerar o tratamento, vamos reestruturar a nossa rede de atenção básica e dar atendimento mais humanizado pra toda a população”, salienta.

Luciano Orsi e Suzana Ambros em transmissão ao vivo

A mensagem também teve informações tranquilizando os funcionários da casa de saúde. Os contratos atuais dos funcionários terão uma continuidade em um prazo experimental de três meses e conforme a necessidade ds nova gestora os trabalhadores serão absorvidos.  “A avaliação vai ser da empresa que está assumindo e talvez vão ser incorporados”, ressalta Luciano.

Nota oficial da Prefeitura de Campo Bom:

A Prefeitura de Campo Bom rescindiu o contrato de gestão do Hospital Lauro Reus (HLR) com a Associação Beneficente São Miguel e quem assume a administração da casa de saúde agora é a Associação Hospitalar Vila Nova. O motivo, segundo o prefeito Luciano Orsi, foram os reiterados descumprimentos de cláusulas contratuais por parte da antiga gestora. Ele anunciou a mudança no fim da tarde desta segunda-feira (8), em transmissão pela página da Prefeitura no Facebook, momento em que esteve ao lado da secretária municipal de Saúde, Drª Suzana Ambros Pereira, para falar sobre a decisão. A Vila Nova passa a dirigir efetivamente o hospital no dia 17 de agosto, quando se encerra o contrato com a São Miguel.

Para o prefeito, havia insatisfação tanto do Poder Público quanto da população no que diz respeito ao atendimento do hospital, o que tornou insustentável a manutenção da gestão anterior. “Entre os fatores que levaram à decisão, estão a ausência de profissionais previstos em contrato, a descontinuidade do plantão de pediatria e a falta de pagamento de tributos”, afirma. O processo administrativo de rescisão contratual é público e pode ser consultado junto ao Departamento Jurídico da Prefeitura. A rescisão não implicou em valores a serem pagos pelo Município.

“Uma maior integração do HLR com o Pronto Atendimento (PA) está prevista no novo contrato; a Vila Nova passa a administrar também a unidade, que vai servir como posto avançado de atendimento do hospital”, revela a secretária Drª Suzana. O contrato, firmado após processo licitatório emergencial, se dá inicialmente por período de 90 dias, a começar pelo dia 17. Uma nova licitação será aberta a fim de definir a instituição que vai dirigir o HLR de forma permanente.