Prefeitura confirma construção da tão sonhada e nova Emei Dr. Décio, em Sapiranga

Autoridades analisando detalhes do projeto que irá erguer a nova escola de educação infantil de Sapiranga (Fotos: Melissa Costa)

Sapiranga – Uma notícia que há muito tempo era sonhada e desejada por toda a comunidade escolar: a construção da nova escola de educação infantil Dr. Décio Gomes Pereira. A confirmação de que a obra iniciará em breve foi feita pela prefeita Carina Nath e seu time de secretários com ênfase à secretária de Educação, Cláudia Kichler, e do Planejamento, Maurício Regla à equipe da atual Emei, que fica localizada no bairro São Luiz.
A luta para transformar o sonho em realidade vem de muitos anos. A atual estrutura é precária, necessitando de materiais mais modernos, seguros e adequados para o atendimento de crianças da faixa etária da educação infantil. A Emei Dr. Décio atende crianças de 1 a 3 anos há quase 18 anos. Antes disso, foi a primeira sede do ensino fundamental Dr. Décio, que hoje funciona em prédio mais amplo no mesmo bairro. Com a construção da nova sede da educação infantil, mais uma boa notícia para a comunidade: a unidade também passará a atender as turmas de berçário. Ou seja, os bebês recém-nascidos até um ano. “Nossa maior demanda na cidade é no bairro São Luiz. Com a nova escola, vai aumentar o atendimento em 100 a 150 a mais. A comunidade merece, ela merece escola com infraestrutura boa. A atual está bem danificada”, destaca a secretária Cláudia.

“Alegria imensa”

A alegria transparece em todos os envolvidos, seja da Administração ou na equipe da Décio. A secretária Cláudia, que esteve à frente da direção da instituição de 1995 a 2002, quando ela era escola de ensino fundamental, afirma que anunciar o projeto é uma das suas maiores satisfações como secretária de Educação. “Desde que entrei na secretaria, sabíamos que tínhamos que fazer a nova escola. Para mim, é uma alegria grande. Parabéns para a comunidade, direção e para nós”.

“Quando soube, não dormi de tanta euforia”

A Dr. Décio atende, atualmente, 242 crianças de 1 a 3 anos de idade. Apesar de toda dificuldade estrutural, com prédio antigo, dificuldade de fiação e demais questões relacionadas com desgaste do tempo, a equipe procura manter tudo rigorosamente limpo e decorado de uma forma lúdica aos pequenos, que estão distantes em razão da pandemia. No entanto, a angústia das preocupações causadas por esses problemas, foram substituídas por euforia com a confirmação da obra. “A estrutura da escola está bastante defasada, com muitos espaços que não são adequados para a educação infantil. A estrutura em si precisa de pisos novos, paredes, os banheiros são insuficientes, refeitórios não dão conta da nossa demanda; são vários pontos que precisam mudar para podermos prestar o atendimento que nossas crianças precisam”, conta a diretora Carla Joziane da Rocha Silva. “Por noites não dormimos de preocupação. Mas quando soube da obra, não dormi de euforia”, disse ela, com os olhos lacrimejando de emoção.

O que elas dizem sobre a obra

Carina Nath, prefeita de Sapiranga. “Nossa gestão dá prioridade para nossas crianças. Temos uma educação de qualidade e hoje podemos dizer que teremos estrutura adequada”.

Cláudia Kichler, secretária de Educação. “A comunidade merece. Todos estamos de parabéns: nossa comunidade, direção e nós. É uma alegria muito grande esse momento”.

Carla da Silva, diretora da escola Décio. “Quando a prefeita e a secretária contaram, pensa em uma noite que não dormi, de eufórica. Precisamos disso para atender nossas crianças”