Prefeitos reservam horário na agenda para ouvir sugestões, reclamações e reivindicações da comunidade

Região – Para ouvir as demandas, sugestões e reivindicações da população, as prefeituras estabelecem um horário para atendimento, onde o prefeito reserva um horário em sua agenda para os munícipes.

Esta medida visa aproximar o cidadão da prefeitura, através do oferecimento de um espaço que oferece atenção a cada pessoa recebida.

Os municípios da região também adotam esta prática, alguns iniciaram recentemente, outros já fazem há mais tempo, e outros estudam como elaborar um calendário que possa atender bem a comunidade.

Em Campo Bom, por exemplo, o prefeito atende a comunidade às quintas-feiras, por ordem de chegada. Além disso, as demandas da comunidade são registradas e encaminhadas para os setores responsáveis para resolução.

Sapiranga projeta, neste momento, uma melhoria, para que a comunidade se sinta ainda mais atendida. O atendimento em cada bairro também é realizado nos municípios através de programas como o Viva o Bairro, de Campo Bom, e do Sapiranga para Você. Ambos os programas, realizados periodicamente, aproximam a comunidade dos serviços das prefeituras.

“Nosso compromisso diário é com a população, seja de qual classe social for. A Prefeitura de Sapiranga trabalha pensando no bem da cidade e, por isso, deseja aos munícipes um lugar bom para se morar, trabalhar e também de lazer. Queremos o município ainda melhor, onde nossas famílias possam viver em paz e com orgulho de ser da Cidade das Rosas. Além de gestora, também sou dona de casa e, por isso, percebo a importância de conversar com as pessoas nos mais variados locais (mercados, padarias, farmácias, igrejas, entre outros), ouvir o que elas têm a dizer e prontamente atendê-las. Essa é a nossa obrigação”, destaca a prefeita Corinha Molling.

E em Nova Hartz?

Em Nova Hartz não há horário pré-definido para atendimento do prefeito, no entanto, a comunidade não fica desassistida. “Quando há alguma demanda, o prefeito Flavio busca que o responsável pelo setor tome conhecimento das demandas, atenda o público e resolva-as. Se o assunto for somente com o prefeito, o munícipe será encaminhado para a secretária do prefeito que verá o melhor momento para o atendimento”, explicou nota enviada à redação.

Lideranças pontuam

Luciano Orsi, Prefeito de Campo Bom

“Entendo ser extremamente importante sentar com a comunidade e ouvir atentamente suas reivindicações, críticas e sugestões para melhorar nossa cidade. Há ocasiões em que as pessoas me procuram na Prefeitura, mas, por conta de algum outro compromisso inerente à cidade, não posso atender. Diante disso, achei importante ter um tempo específico para que a população sinta-se à vontade para expor suas reivindicações, sugestões, reclamações, críticas. É dessa forma que todos podemos construir uma cidade melhor”

 

 

Corinha Molling, Prefeita de Sapiranga

“Faz parte do plano de governo o atendimento a população, inclusive assistência que disponibilizamos desde 2013, e que vinha acontecendo até então em meu gabinete. Atualmente, para qualificar a eficiência dos atendimentos, a Administração Municipal está desenvolvendo um cronograma especial de atendimento aos munícipes (dando sequência ao recebimento de sugestões e reivindicações de moradores na prefeitura), que em breve será implantado no Centro Administrativo. E é desta forma, com respeito às pessoas, trabalho, seriedade e transparência que transformamos Sapiranga hoje, um município sólido com perspectivas de crescimento”

 

Fique por dentro

Campo Bom

Hora: das 16h às 18h30
Dia: Quintas-feiras
Local: Protocolo geral da Prefeitura de Campo Bom

Sapiranga

Hora, dia e local: Em estruturação

Nova Hartz

Não possui

Texto: Taylor Abreu

Fotos: Arquivo JR