Prefeitos ratificam: discussão sobre uso facultativo de máscara passa por decisão do Estado

Por Assessoria Amvars

Em reunião realizada hoje, prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio do Sinos – Amvars, ratificaram a importância de seguir todas as orientações do Gabinete de Crise do Estado no que diz respeito às regras de combate à pandemia.

 

Embora percebam o recuo dos indicadores da Covid-19 na região, avaliam que qualquer movimento relacionado à mudança de regras passa pelo respaldo técnico do Gabinete de Crise, mas já se posicionaram: caso os indicadores permitam, o uso de máscaras pode passar a ser facultativo. Esse será o assunto de ofício que a Amvars enviará ao Governador Eduardo Leite. “Como prefeitos temos responsabilidade em seguir a legislação e não faremos nada à revelia da lei. No entanto, percebemos que há uma desaceleração dos indicadores da pandemia, tanto nos números de contaminados quanto de internações e comprometimento do sistema público. Creio que este seja o momento de rediscutir algumas regras, como o uso de máscaras, por exemplo. Vamos provocar o Estado para que transforme essa obrigatoriedade em recomendação. O que for decidido pelo Gabinete de Crise, será nossa orientação tanto para uso interno quanto externo”, explica Jerri Meneghetti, presidente da Amvars, destacando que a responsabilidade de cada cidadão é que fará a diferença no controle da pandemia por meio da vacinação e dos cuidados individuais.

A reunião da entidade ocorreu na manhã de hoje, reunindo prefeitos e representantes de oito das 13 cidades que integram a associação. Neste ano de 2022 os encontros serão itinerantes. O de hoje ocorreu na prefeitura de Novo Hamburgo e teve a participação dos prefeitos Jerri, Fátima Daudt, Carla Chamorro, Luciano Orsi, Gaspar Behne e Mara Stoffel além do vice-prefeito de Morro Reuter Aírton Bohn e de representação das cidades de Araricá e Sapiranga.

Dia da Mulher – Pela passagem do Dia internacional da Mulher, celebrado ontem, os prefeitos entregaram flores às prefeitas e às colaboradoras da Amvars. O momento de descontração encerrou a reunião que teve pautas também relacionadas à segurança, turismo, assistência social e Corsan. O momento segurança contou com a participação de integrantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Um deles foi o delegado de polícia Antônio Lápis, que falou aos prefeitos sobre o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg), do qual é secretário executivo. Também os representantes da Brigada Militar Marta Moreira e tenente Eduardo Lima conversaram com os prefeitos sobre Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).